A Prefeitura de Ribeirão Preto já assinou o Termo de Compromisso que pretende instalar do município o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de São Paulo (IFSP). A expectativa é que a unidade comece a funcionar em agosto de 2014, oferecendo inicialmente cerca de 400 vagas para cursos de nível técnico. O termo foi assinado pela prefeita em exercício Dárcy Vera, inicialmente o termo prevê que as aulas sejam ministradas na Escola Doutor Celso Charuri, por já contar com a infraestrutura necessária e também ter capacidade para futuras ampliações.
A aprovação ainda depende da votação de um projeto de lei na câmara municipal o que deve acontecer já na próxima semana. Em princípio será oferecido apenas cursos técnicos, no entanto já há a possibilidade da implantação de cursos de graduação e pós-graduação. Os cursos serão definidos por meio de audiências públicas para avaliar a necessidade do município.
A conquista
No mês de setembro a prefeita esteve reunida em Brasília com Aluízio Mercadante, Ministro da Educação, onde lhe entregou o ofício pedindo a instalação do instituto federal no município. No mês de outubro uma equipe do Governo Federal esteve no município para inspecionar as instalações da Escola Celso Charuri onde pode-se verificar que o local estava apto para receber a nova unidade. Ribeirão Preto foi escolhida em meio a mais de cinco mil municípios que estavam interessados na instalação do novo Instituto Federal de Educação.
A implantação do novo Instituto e a vinda de novos cursos para o município será um grande ganho para os cidadão de Ribeirão Preto, pois promoverá uma grande política educacional.
Cursos Superiores
A implantação de cursos superiores e de pós-graduação ainda depende da doação de um novo terreno, o que deve ser feito nos próximos meses pois o município já manifestou o interesse.
Foi anunciada ainda a implantação de unidades em Mococa (SP) e Limeira (SP). Na região já existem unidades em Sertãozinho (SP) e em Barretos (SP).
Deixe uma resposta