Pular para o conteúdo principal

Ribeirão Preto terá Instituto Federal de Educação

A Prefeitura de Ribeirão Preto já assinou o Termo de Compromisso que pretende instalar do município o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de São Paulo (IFSP). A expectativa é que a unidade comece a funcionar em agosto de 2014, oferecendo inicialmente cerca de 400 vagas para cursos de nível técnico. O termo foi assinado pela prefeita em exercício Dárcy Vera, inicialmente o termo prevê que as aulas sejam ministradas na Escola Doutor Celso Charuri, por já contar com a infraestrutura necessária e também ter capacidade para futuras ampliações.

A aprovação ainda depende da votação de um projeto de lei na câmara municipal o que deve acontecer já na próxima semana. Em princípio será oferecido apenas cursos técnicos, no entanto já há a possibilidade da implantação de cursos de graduação e pós-graduação. Os cursos serão definidos por meio de audiências públicas para avaliar a necessidade do município.

A conquista
No mês de setembro a prefeita esteve reunida em Brasília com Aluízio Mercadante, Ministro da Educação, onde lhe entregou o ofício pedindo a instalação do instituto federal no município. No mês de outubro uma equipe do Governo Federal esteve no município para inspecionar as instalações da Escola Celso Charuri onde pode-se verificar que o local estava apto para receber a nova unidade. Ribeirão Preto foi escolhida em meio a mais de cinco mil municípios que estavam interessados na instalação do novo Instituto Federal de Educação.

A implantação do novo Instituto e a vinda de novos cursos para o município será um grande ganho para os cidadão de Ribeirão Preto, pois promoverá uma grande política educacional.

Cursos Superiores
A implantação de cursos superiores e de pós-graduação ainda depende da doação de um novo terreno, o que deve ser feito nos próximos meses pois o município já manifestou o interesse.

Foi anunciada ainda a implantação de unidades em Mococa (SP) e Limeira (SP). Na região já existem unidades em Sertãozinho (SP) e em Barretos (SP).

Postagens mais visitadas deste blog

Agendamento de Poupatempo Ribeirão Preto

O Poupatempo da cidade de Ribeirão Preto foi criado para proporcionar facilidade e agilidade nos serviços públicos, em um único local a população tem acesso a vários órgãos e departamentos do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e do município. É possível emitir documentos, tirar segunda via com rapidez, emitir carteira de trabalho, acessar serviços do Detran, CDHU, prefeitura de Ribeirão Preto, entre vários outros órgãos, no total estão disponíveis mais de 400 serviços, a iniciativa foi do governo do estado que implantou as unidades do Poupatempo na capital e em vários municípios do interior e litoral, hoje o serviço foi implantado em outros estados se baseando no sucesso apresentando em SP.

Consulta processos Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto

Se você tem algum processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto saiba que está disponível pela internet a consulta de andamentos processuais de forma gratuita a população. A consulta pode ser realizada de diversas maneiras: apenas pelo nome de uma das partes envolvidas no processo, número do processo, número da carta precatória ou ainda pelo número da OAB do advogado responsável pelo processo. Pelo site qualquer cidadão pode consultar os andamentos de processos civis, criminais, bem como da Vara de Execuções Criminais, denominada VEC. Essas informações ajudam o cidadão a se manter informado sobre o processo em tramitação no tribunal de justiça de todas as comarcas do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

15ª Ciretran de Ribeirão Preto (DETRAN) - Telefone e Endereço

A cidade de Ribeirão Preto possui a 15º Ciretran do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), órgãos responsável por fiscalizar os condutores de veículo, bem como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicar multas em condutores e veículos, tal como a sua documentação (emplacamento, vistoria, lacração, etc). Se você precisar entrar em contato com o Detran de Ribeirão Preto abaixo você irá conferir o telefone e endereço. Também iremos indicar alguns procedimentos que pode ser feitos através da internet, pelo Portal do Detran.