Pular para o conteúdo principal

IPTU Ribeirão Preto - Consultas e Segunda Via

O IPTU é um imposto obrigatório e deve ser pago anualmente à vista com desconto ou parcelado, ela é a principal fonte de renda dos municípios. O valor é calculado com base no valor venal do imóvel ou propriedade, podendo ser reajustado anualmente. A dívida com o IPTU (Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana) faz parte da dívida ativa, sendo assim ela nunca “caduca” (prescreve) caso seja cobrado em até cinco anos, em casos extremos as dívidas podem implicar inclusive na perda do imóvel, caso ocorra mais de cinco anos sem o pagamento do devido imposto. A Prefeitura de Ribeirão Preto disponibiliza em sua página na internet, vários serviços e informações úteis sobre o IPTU.


Consulta IPTU pela Internet

Através do site da Secretária da Fazenda de Ribeirão Preto (no site da prefeitura) é possível acessar diversos serviços online como: segunda via do IPTU, certidão de IPTU, valor venal, isenções e descontos, atualização de endereço para correspondência, entre outros serviços. Para utilizar a maioria dos serviços é necessário digitar o Número do seu Cadastro sem o dígito verificador.

Serviços e Informações

 No site IPTU Ribeirão Preto, da Prefeitura é possível consultar informações e acesso a diversos serviços como: segunda via de carnê, informações sobre solicitações de isenção de imposto, certidão de cadastro, certidão do valor venal do imóvel, pré-cadastramento, revisão de área construída, entre outros serviços.

Segunda Via do Carnê do IPTU Pessoalmente

É necessário comparecer a Divisão de Cobrança com um requerimento (acesse aqui). O endereço é: Rua Lafaiete nº1.000 e atende de segunda a sexta das 9h às 16h, informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3977.5700. A 2ª Via do documento é emitida mediante ao pagamento de uma taxa, e o prazo varia de 3 a 7 dias úteis.


Documentos Necessários

  • Requerimento Padrão
  • Cópia do Comprovante de Renda (Caso seja para solicitação de isenção ou abatimento)
  • Cópia de Comprovante de Invalidez(Caso seja para solicitar isenção por doença ou invalidez)
  • Cópia de RG e CPF do proprietário

Antes de comparecer é necessário protocolar o requerimento na Secretária Municipal da Fazenda (mesmo endereço acima) ou no Poupatempo que fica na Avenida Presidente Kennedy nº 1.500 e funciona das 9h às 19h de segunda a sexta, e aos sábados das 9h às 15h.

O IPTU é enviado anualmente para o endereço cadastrado para entrega na prefeitura, caso o cidadão não receba ou extravie o mesmo, deve emitir uma segunda via para efetuar o pagamento. Caso opte pelo pagamento à vista, ele pode receber até 5% de desconto. O não pagamento causará a inclusão do CPF ou CNPJ do proprietário na Dívida Ativa do município.

Postagens mais visitadas deste blog

Agendamento de Poupatempo Ribeirão Preto

O Poupatempo da cidade de Ribeirão Preto foi criado para proporcionar facilidade e agilidade nos serviços públicos, em um único local a população tem acesso a vários órgãos e departamentos do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e do município. É possível emitir documentos, tirar segunda via com rapidez, emitir carteira de trabalho, acessar serviços do Detran, CDHU, prefeitura de Ribeirão Preto, entre vários outros órgãos, no total estão disponíveis mais de 400 serviços, a iniciativa foi do governo do estado que implantou as unidades do Poupatempo na capital e em vários municípios do interior e litoral, hoje o serviço foi implantado em outros estados se baseando no sucesso apresentando em SP.

Consulta processos Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto

Se você tem algum processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto saiba que está disponível pela internet a consulta de andamentos processuais de forma gratuita a população. A consulta pode ser realizada de diversas maneiras: apenas pelo nome de uma das partes envolvidas no processo, número do processo, número da carta precatória ou ainda pelo número da OAB do advogado responsável pelo processo. Pelo site qualquer cidadão pode consultar os andamentos de processos civis, criminais, bem como da Vara de Execuções Criminais, denominada VEC. Essas informações ajudam o cidadão a se manter informado sobre o processo em tramitação no tribunal de justiça de todas as comarcas do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

15ª Ciretran de Ribeirão Preto (DETRAN) - Telefone e Endereço

A cidade de Ribeirão Preto possui a 15º Ciretran do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), órgãos responsável por fiscalizar os condutores de veículo, bem como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicar multas em condutores e veículos, tal como a sua documentação (emplacamento, vistoria, lacração, etc). Se você precisar entrar em contato com o Detran de Ribeirão Preto abaixo você irá conferir o telefone e endereço. Também iremos indicar alguns procedimentos que pode ser feitos através da internet, pelo Portal do Detran.