Pular para o conteúdo principal

Como registrar Boletim de Ocorrência pela internet

No Estado de SP é possível efetuar o registro de um Boletim de Ocorrência pela internet através da Delegacia Eletrônica, veja como utilizá-la.

Em Ribeirão Preto a Secretária de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo permite que os boletins de ocorrência (B.O), sejam registrados por meio da internet, facilitando a vida da população. Tal serviço é válido para todo o estado, permitindo o registro das ocorrências simples e mais comuns nas delegacias, o que corresponde a mais de cinquenta por cento dos pedidos de BO, tais como, furto de veículo, furto ou perda de documentos, objetos ou celulares, injúria, calúnia ou difamação, desaparecimento de pessoa, dentre outros. O documento registrado por intermédio da internet possui a mesma validade dos que são registrados nas delegacias, sendo inclusive validado por uma autoridade policial antes de ser efetivamente emitido. A disponibilização do serviço online têm por objetivo proporcionar uma maior comodidade a população e também evitar que os cidadãos deixem de efetuar o registro, mesmo nos fatos de menor gravidade.


Importante: A utilização da Delegacia Eletrônica de SP pode ser feita apenas por comunicantes maiores de dezoito anos, além disso o fato precisa ter ocorrido dentro do Estado de São Paulo (não é permitido registrar ocorrências de outros estados na Delegacia Virtual de SP). As ocorrências que podem ser registradas pela internet são as seguintes:


Roubo de Veículo
Furto de Veículo
Perda de objetos, documentos e/ou celulares
Roubo de objetos, documentos e/ou celulares
Furto de objetos, documentos e/ou celulares
Ameaça
Injúria
Calúnia
Difamação
Acidentes de trânsito sem vítima lesionada
Desaparecimento de pessoa
Encontro de uma pessoa

COMO EFETUAR O REGISTRO

O registro da ocorrência deve ser feito via site www.ssp.sp.gov.br/nbo/, basta que o comunicante selecione o tipo de ocorrência que deseja registrar no menu lateral, são doze opções disponíveis. Lembre-se de que apenas as ocorrências listadas podem ser feitas pela internet, caso sua ocorrência não esteja listada o registro deverá ser feito através de uma Delegacia de Polícia da forma convencional.


Ocorrências como: perda, furto ou extravio de documentos, objetos ou celulares correspondem pela maioria dos registros efetuados nas delegacias. Muita gente deixa de registrá-lo devido a burocracia de ter que comparecer a uma delegacia, o que pode levar horas. O registro pela internet é a solução mais prática, tendo a mesma validade do registro presencial.

Após preencher a solicitação do registro do B.O (Boletim de Ocorrência) é necessário aguardar o prazo médio de 24 horas úteis para que uma autoridade policial faça a análise da ocorrência. Se aprovado o documento será disponibilizado para impressão, do contrário pode ser que uma autoridade entre em contato com você para tirar dúvidas a respeito do ocorrido.

O interessante é que os Boletins de Ocorrências registrados pela internet podem ser acompanhados pelo site da Secretária de Segurança Pública (SSP).

Postagens mais visitadas deste blog

Agendamento de Poupatempo Ribeirão Preto

O Poupatempo da cidade de Ribeirão Preto foi criado para proporcionar facilidade e agilidade nos serviços públicos, em um único local a população tem acesso a vários órgãos e departamentos do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e do município. É possível emitir documentos, tirar segunda via com rapidez, emitir carteira de trabalho, acessar serviços do Detran, CDHU, prefeitura de Ribeirão Preto, entre vários outros órgãos, no total estão disponíveis mais de 400 serviços, a iniciativa foi do governo do estado que implantou as unidades do Poupatempo na capital e em vários municípios do interior e litoral, hoje o serviço foi implantado em outros estados se baseando no sucesso apresentando em SP.

Consulta processos Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto

Se você tem algum processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto saiba que está disponível pela internet a consulta de andamentos processuais de forma gratuita a população. A consulta pode ser realizada de diversas maneiras: apenas pelo nome de uma das partes envolvidas no processo, número do processo, número da carta precatória ou ainda pelo número da OAB do advogado responsável pelo processo. Pelo site qualquer cidadão pode consultar os andamentos de processos civis, criminais, bem como da Vara de Execuções Criminais, denominada VEC. Essas informações ajudam o cidadão a se manter informado sobre o processo em tramitação no tribunal de justiça de todas as comarcas do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

15ª Ciretran de Ribeirão Preto (DETRAN) - Telefone e Endereço

A cidade de Ribeirão Preto possui a 15º Ciretran do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), órgãos responsável por fiscalizar os condutores de veículo, bem como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicar multas em condutores e veículos, tal como a sua documentação (emplacamento, vistoria, lacração, etc). Se você precisar entrar em contato com o Detran de Ribeirão Preto abaixo você irá conferir o telefone e endereço. Também iremos indicar alguns procedimentos que pode ser feitos através da internet, pelo Portal do Detran.