Pular para o conteúdo principal

Como fazer o Alistamento Militar em Ribeirão Preto

Se você mora em Ribeirão Preto, na matéria de hoje falaremos sobre o alistamento militar obrigatório a todo cidadão brasileiro do sexo masculino a partir dos 18 anos (dezoito anos). Em Ribeirão Preto a JSM (Junta de Serviço Militar) é comandada pela primeira delegacia de serviços militar e a 5ª CSM, sendo administrada pela prefeitura. É importante ficar atento aos prazos pois o documento é importante para você conseguir um emprego, fazer matrícula em universidades, tirar passaporte, dentre outros serviços que solicitam o Certificado de Reservista ou documento de quitação militar.


Período para o Alistamento

O alistamento deve ser feito sempre no ano em que o cidadão completa 18 anos (dezoito anos). O período oficial para alistamento sem o pagamento de multa é a partir do segundo dia útil do mês de janeiro até o final do mês de junho. Para quem perdeu o prazo ou pertence a classes anteriores pode se alistar durante o ano inteiro (de janeiro a dezembro). O pedido de alistamento pode ser feito diretamente na Junta de Serviço Militar ou então no Posto do Poupatempo do município.

Documentos Necessários

  • Documento de Identificação Oficial com foto;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Comprovante de Endereço (recente);
  • 01 foto 3x4;

No primeiro atendimento o cidadão receberá o CAM (Certificado de Alistamento Militar), sendo este válido para justificativa de ausência no período no trabalho, escola, etc. No dia da seleção ou do juramento da bandeira não deverá comparecer portando bonés, acessórios (correntes, relógios, brincos, piercing, etc), shorts, bermuda, chinelo ou camiseta regata.

Junta de Serviço Militar de Ribeirão Preto

Endereço: Rua Carlos Gomes nº 374 bairro: Campos Elíseos – Ribeirão Preto/SP.
Telefone: (16) 3610-6765 ou 3610-1743
E-mail: alistamento@juntamilitar.pmrp.com.br
Horário de Atendimento ao Público: de segunda a sexta das 7h às 18h.

Exibir mapa ampliado

Comissão de Seleção (CS) - Tiro de Guerra

A primeira e segunda fase dos candidatos acontece no Tiro de Guerra  que fica na Rua Argentina nº 1.653 Vila Elísa .

Exibir mapa ampliado

Documentos Necessários

  • CAM (Certificado de Alistamento Militar);
  • Carteira de Identidade (RG);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • 1 foto 3x4;
  • R$2,40 para pagamento da taxa de emissão da primeira via do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) caso seja dispensado na seleção.
Observação: No dia de apresentação no Tiro de Guerra é aconselhável saber cantar o Hino Nacional do Brasil para realização do juramento da bandeira.

O Alistamento Militar deve ser realizado sempre no ano em que o cidadão completa 18 anos, não importa se o aniversário é em janeiro ou dezembro.

Postagens mais visitadas deste blog

Agendamento de Poupatempo Ribeirão Preto

O Poupatempo da cidade de Ribeirão Preto foi criado para proporcionar facilidade e agilidade nos serviços públicos, em um único local a população tem acesso a vários órgãos e departamentos do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e do município. É possível emitir documentos, tirar segunda via com rapidez, emitir carteira de trabalho, acessar serviços do Detran, CDHU, prefeitura de Ribeirão Preto, entre vários outros órgãos, no total estão disponíveis mais de 400 serviços, a iniciativa foi do governo do estado que implantou as unidades do Poupatempo na capital e em vários municípios do interior e litoral, hoje o serviço foi implantado em outros estados se baseando no sucesso apresentando em SP.

Consulta processos Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto

Se você tem algum processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto saiba que está disponível pela internet a consulta de andamentos processuais de forma gratuita a população. A consulta pode ser realizada de diversas maneiras: apenas pelo nome de uma das partes envolvidas no processo, número do processo, número da carta precatória ou ainda pelo número da OAB do advogado responsável pelo processo. Pelo site qualquer cidadão pode consultar os andamentos de processos civis, criminais, bem como da Vara de Execuções Criminais, denominada VEC. Essas informações ajudam o cidadão a se manter informado sobre o processo em tramitação no tribunal de justiça de todas as comarcas do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

15ª Ciretran de Ribeirão Preto (DETRAN) - Telefone e Endereço

A cidade de Ribeirão Preto possui a 15º Ciretran do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), órgãos responsável por fiscalizar os condutores de veículo, bem como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicar multas em condutores e veículos, tal como a sua documentação (emplacamento, vistoria, lacração, etc). Se você precisar entrar em contato com o Detran de Ribeirão Preto abaixo você irá conferir o telefone e endereço. Também iremos indicar alguns procedimentos que pode ser feitos através da internet, pelo Portal do Detran.