Pular para o conteúdo principal

Como solicitar o Cartão do Cidadão

O Cartão do Cidadão é um documento muito importante para o trabalhador brasileiro pois ele facilita o acesso aos programas sociais do governo e também os benefícios trabalhistas como FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), PIS/PASEP, seguro-desemprego, dentre outros. Se você ainda não possui o cartão, na matéria de hoje você confere como fazer a solicitação através do telefone, já que o governo não disponibiliza solicitações pela internet. Atualmente o Cartão do Cidadão é emitido apenas pela Caixa Econômica Federal.
O interessado deverá ligar para o telefone 0800-726-0101 ou então ir até uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF). O plástico é entregue em até 15 (quinze) dias úteis após a solicitação. Para sua segurança ele vem bloqueado, sendo necessário realizar o desbloqueio e cadastrar uma senha em uma agência do banco ou Casa Lotérica.

Documentos Necessários

Ao entrar em contato com o 0800-721-0101 para pedir o cartão é necessário estar munido dos seguintes documentos:

  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Endereço completo com o CEP (Código de Endereçamento Postal);
  • Pelo menos um número de telefone para contato;
  • RG ou outro documento de identificação oficial;
  • Pelo menos um dos documentos a seguir: PIS, PASEP, NIT ou NIT

Quem pode solicitar o Cartão do Cidadão

O Cartão pode ser solicitado por qualquer cidadão brasileiro ou naturalizado, desde que ele não possua outro cartão equivalente como Bolsa Família ou outro plástico de programa social do Governo Federal, pois ambos têm a mesma finalidade. Quem já tem o Cartão do Bolsa Família pode utilizá-lo para os mesmos serviços do Cartão do Cidadão, não sendo necessário manter os dois plásticos.

Como cadastrar uma senha

Após receber o cartão é necessário comparecer a uma agência da Caixa para cadastrar uma senha. Se você preferir poderá cadastrá-la em uma Casa Lotérica, no entanto é necessário entrar em contato com o 0800-721-0101 para autorizar e posteriormente assinar uma declaração e entregar na Casa Lotérica. Caso você esqueça sua senha, deverá comparecer a uma agência para cadastrar uma nova.

Importante: ao solicitar o cartão pode ser necessário ter alguém no endereço para assinar o recebimento, caso não seja possível, você pode também solicitar que o cartão seja entregue em uma agência da Caixa Econômica Federal mais próxima da sua residência.

O serviço facilita bastante a vida do trabalhador, pois com ele é possível realizar transações pela internet (consulta do FGTS e benefícios sociais), caixas eletrônicos e também realizar saques nas Casas Lotéricas.

Postagens mais visitadas deste blog

Agendamento de Poupatempo Ribeirão Preto

O Poupatempo da cidade de Ribeirão Preto foi criado para proporcionar facilidade e agilidade nos serviços públicos, em um único local a população tem acesso a vários órgãos e departamentos do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e do município. É possível emitir documentos, tirar segunda via com rapidez, emitir carteira de trabalho, acessar serviços do Detran, CDHU, prefeitura de Ribeirão Preto, entre vários outros órgãos, no total estão disponíveis mais de 400 serviços, a iniciativa foi do governo do estado que implantou as unidades do Poupatempo na capital e em vários municípios do interior e litoral, hoje o serviço foi implantado em outros estados se baseando no sucesso apresentando em SP.

Consulta processos Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto

Se você tem algum processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto saiba que está disponível pela internet a consulta de andamentos processuais de forma gratuita a população. A consulta pode ser realizada de diversas maneiras: apenas pelo nome de uma das partes envolvidas no processo, número do processo, número da carta precatória ou ainda pelo número da OAB do advogado responsável pelo processo. Pelo site qualquer cidadão pode consultar os andamentos de processos civis, criminais, bem como da Vara de Execuções Criminais, denominada VEC. Essas informações ajudam o cidadão a se manter informado sobre o processo em tramitação no tribunal de justiça de todas as comarcas do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

15ª Ciretran de Ribeirão Preto (DETRAN) - Telefone e Endereço

A cidade de Ribeirão Preto possui a 15º Ciretran do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), órgãos responsável por fiscalizar os condutores de veículo, bem como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicar multas em condutores e veículos, tal como a sua documentação (emplacamento, vistoria, lacração, etc). Se você precisar entrar em contato com o Detran de Ribeirão Preto abaixo você irá conferir o telefone e endereço. Também iremos indicar alguns procedimentos que pode ser feitos através da internet, pelo Portal do Detran.