Pular para o conteúdo principal

Justificativa eleitoral nas eleições municipais de Ribeirão Preto

O eleitor de Ribeirão Preto que deixou de votar no dia 02 de Outubro de 2016 deve justificar a ausência até o dia 01 de Dezembro de 2016. Caso não efetue a justificativa ele pode ficar irregular com a Justiça Eleitoral o que pode ocasionar a suspensão do título de eleitor, o que prejudica a emissão de outros documentos como: passaporte, matrícula em universidades, assumir cargo público, registro em carteira de trabalho, etc. No Brasil o voto não é facultativo, ele é obrigatório para a maioria das pessoas.
O cidadão deve exercer o seu direito de escolha, isso está previsto na democracia. Mas, se por algum motivo, não conseguiu votar, justifique dentro do prazo e não terá nenhum transtorno junto ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e nem com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

  • 1º turno de 2016 – Justificar até o dia 01 de Dezembro de 2016
  • 2º turno de 2016 – Justificar até o dia 29 de Dezembro de 2016
  • Eleitor no Exterior – Justificar através de envio do requerimento pelo Correio ou então em até 30 dias após a data de retorno ao Brasil


O TRE-SP possui uma ferramenta via internet que permite que o eleitor paulista justifique a ausência pós-eleição online. O Sistema Justifica Online é uma ferramenta gratuita disponibiliza no Estado de São Paulo. Além de preencher e enviar o requerimento o cidadão também pode anexar um comprovante com o motivo do não comparecimento (opcional).

Outra opção é ir até o Cartório Eleitoral de Ribeirão Preto ou então enviar a documentação via Correios.

Cartório Eleitoral de Ribeirão PretoRua Cerqueira César 333, Centro, Ribeirão Preto – SP, CEP: 14010-130.

O eleitor deve preencher o Formulário de Justificativa e Dispensa Eleitoral para cada turno em que deixou de votar. Daí é só imprimir e entregar no cartório eleitoral, cujo atendimento está disponível de segunda a sexta-feira das 12 h às 18 h.

Caso opte por enviar o documento por Correios, colocar na parte da frente do envelope o seguinte campo:

A/C: JUSTIFICATIVA ELEITORAL – ELEITOR

Nós aconselhamos que envie o requerimento acompanhado de um aviso de recebimento, que é uma opção dos correios que faz com que o destinatário tenha que assinar um aviso que, posteriormente, é devolvido ao remetente, confirmando o recebimento do documento e, também, servindo como comprovante do envio da Justificativa Eleitoral.

Postagens mais visitadas deste blog

Agendamento de Poupatempo Ribeirão Preto

O Poupatempo da cidade de Ribeirão Preto foi criado para proporcionar facilidade e agilidade nos serviços públicos, em um único local a população tem acesso a vários órgãos e departamentos do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e do município. É possível emitir documentos, tirar segunda via com rapidez, emitir carteira de trabalho, acessar serviços do Detran, CDHU, prefeitura de Ribeirão Preto, entre vários outros órgãos, no total estão disponíveis mais de 400 serviços, a iniciativa foi do governo do estado que implantou as unidades do Poupatempo na capital e em vários municípios do interior e litoral, hoje o serviço foi implantado em outros estados se baseando no sucesso apresentando em SP.

Consulta processos Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto

Se você tem algum processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto saiba que está disponível pela internet a consulta de andamentos processuais de forma gratuita a população. A consulta pode ser realizada de diversas maneiras: apenas pelo nome de uma das partes envolvidas no processo, número do processo, número da carta precatória ou ainda pelo número da OAB do advogado responsável pelo processo. Pelo site qualquer cidadão pode consultar os andamentos de processos civis, criminais, bem como da Vara de Execuções Criminais, denominada VEC. Essas informações ajudam o cidadão a se manter informado sobre o processo em tramitação no tribunal de justiça de todas as comarcas do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

15ª Ciretran de Ribeirão Preto (DETRAN) - Telefone e Endereço

A cidade de Ribeirão Preto possui a 15º Ciretran do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), órgãos responsável por fiscalizar os condutores de veículo, bem como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicar multas em condutores e veículos, tal como a sua documentação (emplacamento, vistoria, lacração, etc). Se você precisar entrar em contato com o Detran de Ribeirão Preto abaixo você irá conferir o telefone e endereço. Também iremos indicar alguns procedimentos que pode ser feitos através da internet, pelo Portal do Detran.