Pular para o conteúdo principal

Como solicitar o Passaporte em Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto existem duas unidades da Polícia Federal que fazem a emissão do passaporte brasileiro, tal documento é necessário para quem pretende viajar para algum país fora da América do Sul. Nesta matéria você confere o procedimento passo a passo para requerer o documento online e posteriormente fazer o agendamento para comparecimento no Posto de Emissão de Passaporte (PEP), o processo é bem simples, no entanto, resolvemos elaborar esta matéria para explicar o preenchimento do documento, já que o pré-cadastro é indispensável para quem vai tirar o documento pela primeira vez ou então requerer uma segunda via.
O atendimento para emissão da primeira ou segunda via do passaporte é feito mediante agendamento na internet. É necessário também realizar o preenchimento de um formulário para que seja gerado a taxa GRU (Guia de Recolhimento da União) para emissão do passaporte, atualmente esta taxa é de R$156,07 (cento e cinquenta e seis reais e sete centavos), o valor dobra caso o passaporte anterior não seja apresentado (se já tiver tido o documento anteriormente, mas ele foi perdido ou extraviado), por isso é muito importante apresentar o passaporte anterior em caso de 2a via.

Como solicitar o Passaporte pela internet

Para conseguir o documento é preciso seguir as etapas abaixo:

  • Preencher o formulário de solicitação do passaporte pela internet;
  • Pagar a taxa GRU de R$156,07 para emissão do passaporte;
  • Comparecer da data e local agendado com a documentação necessária;
  • Comparecer no posto para retirada do documento (data conforme protocolo entregue no dia da solicitação);


Pela internet acesse o site do Departamento de Polícia Federal (DPF) www.dpf.gov.br selecione “Requerer Passaporte

Na próxima janela escolha “Emissão de Passaporte” que está na segunda instrução do site.

Na próxima página será aberto o formulário para solicitar o documento, é importante preencher todos os dados atentamente, pois qualquer erro poderá atrapalhar a emissão do documento.

Na última etapa será solicitado que o cidadão escolha uma data para comparecer a um dos postos de emissão do passaporte, será gerado o boleto para pagamento da taxa e o protocolo para solicitação do documento. É importante comparecer com, pelo menos, quinze minutos de antecedência do horário agendado.


Documentos

É preciso apresentar vários documentos para a emissão do passaporte, entre eles está o CPF, documento de identificação oficial com foto, certidão de nascimento/casamento ou averbação, título de eleitor e comprovante de votação (pessoas em idade eleitoral obrigatória), comprovante de endereço, comprovante de pagamento da GRU (taxa do passaporte) e passaporte anterior (se houver). Confira aqui toda a documentação exigida para se obter o documento.

Não é mais necessário comparecer com foto, pois a mesma será tirada no dia do seu comparecimento no PEP. O posto também colherá as suas digitais e assinatura.

Posto de Emissão de Passaporte de Ribeirão Preto (PEP)

Endereço: Avenida Luiz Eduardo de Toledo Prado número 900, loja 1.036, Vila do Golf, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto.

Departamento da Polícia Federal de Ribeirão Preto – DPF/RPO/SP

Endereço: Avenida Presidente Kennedy número 2.634 Parque Industrial Lagoinha – Ribeirão Preto/SP.

Caso tenha alguma dúvida sobre o preenchimento dos dados ou sobre o processo de emissão do passaporte, por favor entre em contato com a PF através do telefone 194.

Postagens mais visitadas deste blog

Agendamento de Poupatempo Ribeirão Preto

O Poupatempo da cidade de Ribeirão Preto foi criado para proporcionar facilidade e agilidade nos serviços públicos, em um único local a população tem acesso a vários órgãos e departamentos do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e do município. É possível emitir documentos, tirar segunda via com rapidez, emitir carteira de trabalho, acessar serviços do Detran, CDHU, prefeitura de Ribeirão Preto, entre vários outros órgãos, no total estão disponíveis mais de 400 serviços, a iniciativa foi do governo do estado que implantou as unidades do Poupatempo na capital e em vários municípios do interior e litoral, hoje o serviço foi implantado em outros estados se baseando no sucesso apresentando em SP.

Consulta processos Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto

Se você tem algum processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto saiba que está disponível pela internet a consulta de andamentos processuais de forma gratuita a população. A consulta pode ser realizada de diversas maneiras: apenas pelo nome de uma das partes envolvidas no processo, número do processo, número da carta precatória ou ainda pelo número da OAB do advogado responsável pelo processo. Pelo site qualquer cidadão pode consultar os andamentos de processos civis, criminais, bem como da Vara de Execuções Criminais, denominada VEC. Essas informações ajudam o cidadão a se manter informado sobre o processo em tramitação no tribunal de justiça de todas as comarcas do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

15ª Ciretran de Ribeirão Preto (DETRAN) - Telefone e Endereço

A cidade de Ribeirão Preto possui a 15º Ciretran do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), órgãos responsável por fiscalizar os condutores de veículo, bem como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicar multas em condutores e veículos, tal como a sua documentação (emplacamento, vistoria, lacração, etc). Se você precisar entrar em contato com o Detran de Ribeirão Preto abaixo você irá conferir o telefone e endereço. Também iremos indicar alguns procedimentos que pode ser feitos através da internet, pelo Portal do Detran.