Pular para o conteúdo principal

Como consultar situação do CPF na Receita Federal Online

Descubra como consultar e regularizar a situação do Cadastro de Pessoa Física pela internet, procedimento pode ser realizado inclusive por meio da internet.

No dia a dia costumamos utilizar muitos documentos, tais como, RG, Título de Eleitor, Reservista, etc, mas nenhum é tão importante quanto o CPF, ele é o Cadastro de Pessoa Física da Receita Federal, sendo utilizado em praticamente todos os cadastros do dia a dia, sem ele não é possível obter nenhum serviço ou produto financeiro.



Mais importante do que ter o documento é certificar-se que ele está em situação regular junto à Receita Federal do Brasil (RFB), isso porque se ele estiver irregular, suspenso ou cancelado não será possível utilizá-lo para nada.

Consulta pode ser feita online

Os contribuintes podem checar a sua situação online através do site www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp basta digitar os onze números do CPF (somente números, sem pontos e traço) e a data de nascimento. A partir daí será gerada uma declaração informando se o documento está regularizado ou não.

Para que o CPF seja considerado válido ele precisa estar em situação REGULAR. Se o status apresentado for irregular, suspenso ou cancelado deve-se regulariza-lo o quanto antes.

Em muitos casos é possível enviar o pedido de regularização pela própria internet, basta seguir as instruções da própria página com o status da irregularidade. Diferentemente da regularização presencial nos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal o procedimento é realizado gratuitamente.

A irregularidade no CPF pode acarretar inclusive no fechamento de contas bancárias e cancelamentos de serviços e produtos financeiros. Por essa razão é preciso dar importância a sua situação perante o leão.

A maioria das irregularidades é causada por conta de falhas ou não declarações do Imposto de Renda (IR) quando se está obrigado a declarar. Além disso a situação pode ser apresentada também em caso de suspeita de fraude, morte do contribuinte ou ainda por pedido judicial.

Note que ter o CPF irregular na Receita Federal nada tem haver com ter o nome sujo!

Postagens mais visitadas deste blog

Agendamento de Poupatempo Ribeirão Preto

O Poupatempo da cidade de Ribeirão Preto foi criado para proporcionar facilidade e agilidade nos serviços públicos, em um único local a população tem acesso a vários órgãos e departamentos do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e do município. É possível emitir documentos, tirar segunda via com rapidez, emitir carteira de trabalho, acessar serviços do Detran, CDHU, prefeitura de Ribeirão Preto, entre vários outros órgãos, no total estão disponíveis mais de 400 serviços, a iniciativa foi do governo do estado que implantou as unidades do Poupatempo na capital e em vários municípios do interior e litoral, hoje o serviço foi implantado em outros estados se baseando no sucesso apresentando em SP.

Consulta processos Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto

Se você tem algum processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto saiba que está disponível pela internet a consulta de andamentos processuais de forma gratuita a população. A consulta pode ser realizada de diversas maneiras: apenas pelo nome de uma das partes envolvidas no processo, número do processo, número da carta precatória ou ainda pelo número da OAB do advogado responsável pelo processo. Pelo site qualquer cidadão pode consultar os andamentos de processos civis, criminais, bem como da Vara de Execuções Criminais, denominada VEC. Essas informações ajudam o cidadão a se manter informado sobre o processo em tramitação no tribunal de justiça de todas as comarcas do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

15ª Ciretran de Ribeirão Preto (DETRAN) - Telefone e Endereço

A cidade de Ribeirão Preto possui a 15º Ciretran do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), órgãos responsável por fiscalizar os condutores de veículo, bem como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicar multas em condutores e veículos, tal como a sua documentação (emplacamento, vistoria, lacração, etc). Se você precisar entrar em contato com o Detran de Ribeirão Preto abaixo você irá conferir o telefone e endereço. Também iremos indicar alguns procedimentos que pode ser feitos através da internet, pelo Portal do Detran.