O consumidor pode acompanhar os seus créditos do Nota Fiscal Paulista por meio da internet, veja como consultar também os seus documentos fiscais emitidos através do CPF.
O Nota Fiscal Paulista é um programa de incentivo fiscal criado pela Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo, ele está disponível em todos os municípios de SP, em Ribeirão Preto não é diferente. O consumidor que pede a inclusão de seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) pode receber de volta até trinta por cento do ICMS efetivamente pago em suas compras, além disso é possível participar de sorteios mensais com prêmios que podem chegar a R$ 1 milhão. A maioria dos participantes se cadastra porém não sabe como consultar os seus créditos acumulados, veja como verificar suas notas e também os créditos acumulados em suas compras.
As notas e cupons fiscais que o consumidor solicita a inclusão do CPF podem demorar até alguns dias para aparecer em seu cadastro no NFP, isso porque o estabelecimento tem até o dia 19 do mês subsequente a emissão para efetuar o registro do documento fiscal de compra à Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo. Os créditos são calculados semestralmente, no primeiro semestre de cada ano são calculados os créditos do segundo semestre do ano anterior, e assim sucessivamente.
COMO CONSULTAR OS CRÉDITOS ACUMULADOS
A consulta dos créditos acumulados bem como dos cupons e notas fiscais emitidos com o seu documento devem ser consultados através do site https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login.aspx, após realizar o login o sistema já apresenta do lado esquerdo da tela o CPF, usuário (nome completo) e o valor disponível para saque. Veja a imagem abaixo:
Caso queira consultar os documentos fiscais cadastrados, selecione a opção Consultar > Documentos Fiscais.
O próximo passo é informar o período de emissão que deseja consultar, as notas são organizadas por semestre, exemplo, 1º semestre de 2014, 2º Semestre de 2014, 1º Semestre de 2015, etc. Selecione o período correspondente que deseja consultar:
Pronto! Na próxima tela será apresentada as notas emitidas no período e o referido crédito (caso já tenha sido contabilizado). Note que os créditos podem demorar alguns meses para serem contabilizados, porém eles são liberados para resgate apenas no semestre subsequente ao da emissão.
É recomendado que o consumidor faça a consulta regular de suas notas. Caso compre algum produto mais a nota não seja lançada no sistema do NFP, a recomendação é que o cidadão protocole a reclamação dentro da própria plataforma, basta acessar a opção “Registro de Reclamação” que está disponível na área restrita de cada consumidor dentro do sistema do Nota Fiscal Paulista.
Deixe uma resposta