Pular para o conteúdo principal

Emissão de RG no Poupatempo de Ribeirão Preto - 1ª ou 2ª via

O RG (Registro Geral) é um documento obrigatório para qualquer cidadão maior de 18 anos, ele serve para identificar o cidadão, sem ele não é possível emitir outros documentos, a pessoa fica restrita, pois ainda não possui registro na Secretária de Segurança Pública, além disso se você estiver na rua e for abordado pela polícia e não tiver nenhum documento de identificação poderá ter sérios problemas com isso, já que sem a Cédula de Identidade você não consegue tirar carteira de trabalho, CPF (maior de 18 anos), Título de Eleitor, fazer matrícula em instituição de ensino, etc. Hoje você confere como fazer a emissão do RG aqui em Ribeirão Preto, a unidade do Poupatempo entrega a segunda via em no máximo 5 dias úteis, porém a primeira via do documento é mais demorada pois o Instituto de Identificação consulta vários outros órgãos antes de emitir um número de documento para o cidadão, esta etapa é necessária para evitar fraudes, como emissão de dois números de Registro Geral por exemplo.
Emissão de RG


Documentos Necessários

Primeira Via

  • 2 fotos 3x4 (colorida ou preta e branco; recente)
  • Certidão de Nascimento (Original e Cópia Simples)
  • Certidão de Casamento ou de averbação (Caso seja casado ou divorciado)
  • Certificado de Reservista (homens maiores de 18 anos; documento opcional, serve para agilizar o atendimento)
  • Carteira de Trabalho (Opcional, para agilizar a emissão);
  • CPF (caso queira a inclusão no documento)

Taxas: Não há, a primeira via do RG é gratuita.
Prazo: A primeira via do RG pode demorar de 7 a 20 dias úteis, isso porque a primeira emissão do documento é mais criteriosa. A SSP (Secretária de Segurança Pública) consultará se o cidadão não possui registro de documento em outros estados.

Atenção: Os menores de 16 anos precisam estar acompanhado de pais ou um responsável legal.


Segunda Via

  • 2 fotos 3x4 (colorida ou preta e branco; recente)
  • Certidão de Nascimento (Original e Cópia Simples)
  • Certidão de Casamento ou de averbação (Caso seja casado ou divorciado)
  • Certificado de Reservista (homens maiores de 18 anos; documento opcional, serve para agilizar o atendimento)
  • Carteira de Trabalho (Opcional, para agilizar a emissão);
  • CPF (caso queira a inclusão no documento)

Taxas: R$29,06
Prazo: de 2 a 5 dias úteis.

Atenção: Os menores de dezesseis anos precisam estar acompanhado de pais ou responsáveis.

Como solicitar o RG de forma gratuita

A emissão gratuita do RG pode ser feita nas seguintes situações: primeira via do documento, roubo de documento (mediante apresentação do Boletim de Ocorrência), cidadãos que assinarem atestado de pobreza mediante a Lei 7115/83, desempregados a mais de três meses.

Envio pelos Correios
Se o cidadão não quiser ir retirar no Poupatempo na data prevista, poderá solicitar o envio do documento através dos Correios, para isso é necessário pagar uma taxa de R$9,09.

Agendamento

Para solicitar a primeira ou segunda via do RG é necessário fazer o agendamento pela internet ou então por meio do telefone do Disque Poupatempo. Pela internet agende pelo site eagendamento.poupatempo.sp.gov.br ou então ligue para o telefone 0800 772 3633.

Endereço

Avenida Presidente Kennedy nº 1.500 – Ribeirão Preto/SP (Novo Shopping Center)
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta das 9h às 19h, e aos sábados das 9h às 15h.
Comparecer com no mínimo quinze minutos de antecedência do horário agendado.

Postagens mais visitadas deste blog

Agendamento de Poupatempo Ribeirão Preto

O Poupatempo da cidade de Ribeirão Preto foi criado para proporcionar facilidade e agilidade nos serviços públicos, em um único local a população tem acesso a vários órgãos e departamentos do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e do município. É possível emitir documentos, tirar segunda via com rapidez, emitir carteira de trabalho, acessar serviços do Detran, CDHU, prefeitura de Ribeirão Preto, entre vários outros órgãos, no total estão disponíveis mais de 400 serviços, a iniciativa foi do governo do estado que implantou as unidades do Poupatempo na capital e em vários municípios do interior e litoral, hoje o serviço foi implantado em outros estados se baseando no sucesso apresentando em SP.

Consulta processos Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto

Se você tem algum processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto saiba que está disponível pela internet a consulta de andamentos processuais de forma gratuita a população. A consulta pode ser realizada de diversas maneiras: apenas pelo nome de uma das partes envolvidas no processo, número do processo, número da carta precatória ou ainda pelo número da OAB do advogado responsável pelo processo. Pelo site qualquer cidadão pode consultar os andamentos de processos civis, criminais, bem como da Vara de Execuções Criminais, denominada VEC. Essas informações ajudam o cidadão a se manter informado sobre o processo em tramitação no tribunal de justiça de todas as comarcas do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

15ª Ciretran de Ribeirão Preto (DETRAN) - Telefone e Endereço

A cidade de Ribeirão Preto possui a 15º Ciretran do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), órgãos responsável por fiscalizar os condutores de veículo, bem como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicar multas em condutores e veículos, tal como a sua documentação (emplacamento, vistoria, lacração, etc). Se você precisar entrar em contato com o Detran de Ribeirão Preto abaixo você irá conferir o telefone e endereço. Também iremos indicar alguns procedimentos que pode ser feitos através da internet, pelo Portal do Detran.