Pular para o conteúdo principal

Como doar sangue na região de Ribeirão Preto SP

A doação de sangue é um maravilhoso gesto de solidariedade, pois através dela é possível salvar várias vidas, uma única doação tem a capacidade de salvar até quatro vidas. A Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (FUNHERP) é uma das mais importantes entidades do interior do estado de São Paulo, por meio dela são atendidos não apenas pacientes de Ribeirão Preto, mas de toda a região e interior do estado. Para estimular a doação de sangue o banco de sangue tem adotado um serviço de agendamento, através dele o voluntário pode agendar uma data e horário para agilizar o seu atendimento, evitando dessa forma que o doador desperdice o seu precioso tempo.
A doação de sangue pode ser agendada por meio do telefone 0800-979-6049, por este telefone você também pode tirar todas as suas dúvidas sobre o processo de doação de sangue. É importante que você utilize o serviço de agendamento para garantir a agilidade no seu atendimento, afinal o Hemocentro não quer que você desperdice o seu tempo.

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto e dos municípios da região precisam de sua doação para ajudar a manter os estoques de sangue, que nessa época ficam bem baixos. O Hemocentro de Ribeirão Preto é o responsável pelo atendimento da demanda de dezenas de hospitais da região.

Requisitos para a doação de sangue


  • Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de dezoito anos precisam ser autorizados pelos pais ou responsáveis);
  • Candidato precisa estar saudável, ou seja, deve estar se sentindo bem (não pode estar com gripe, ânsia, dor de cabeça, dores musculares, ou qualquer mal-estar temporário);
  • O doador interessado não pode ser portador de doença infectocontagiosa, problema renal, portador de hepatite, Aids, chagas, etc;
  • Pesar no mínimo 50kg (quem pesa menos pode ser aceito somente após uma avaliação médica);



Os homens podem doar até 4 (quatro) vezes por ano, sendo o intervalo mínimo de sessenta dias entre uma doação e outra, já as mulheres precisam aguardar um intervalo de noventa dias entre uma doação e outra, sendo permitido no máximo três doações anuais.


Triagem

Para doar sangue é preciso passar por uma triagem para verificar se você está apto (a) para a doação de sangue, a triagem consiste na realização de exames médicos para avaliar se o candidato é portador de alguma doença restritiva e também a realização de uma entrevista pessoal. É importante que o doador interessado responda com sinceridade a todas as perguntas pois elas são importantes para a habilitação do doador.

Postos de Doações

O Hemocentro de Ribeirão Preto possui dois postos de coleta no município, o primeiro é o posto de coleta de sangue central, o segundo é o Hemocentro no Campus da USP. Além das duas unidades em RP há também postos em Araçatuba, Batatais, Bebedouro, Fernandópolis, Franca, Olímpia, Presidente Prudente e Serrana.

Ribeirão Preto – Centro

Endereço: Rua Quintino Bocaíuva nº 470 no Centro de Ribeirão Preto/SP.
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 7h às 18h30 e aos domingos das 07h às 12h30.


Ribeirão Preto – Hemocentro no Campus da USP

Endereço: Rua Tenente Catão Roxo nº 2.501 – Monte Alegre - Ribeirão Preto/SP
Horário de atendimento: de 2ª a 6ª das 7h às 13h e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 12h30.



Para os demais municípios da região de Ribeirão Preto verifique aqui.

No dia em que você for doar sangue será lhe entregue um atestado, conforme previsto na lei 10.025 de 2001, o atestado poderá ser utilizado para justificar a ausência naquele dia no trabalho/escola/faculdade, não podendo o doador sofrer qualquer prejuízo em virtude de sua ausência, pois ele foi voluntário em um ato de solidariedade. Mas ressaltamos que o doador não deve doar sangue apenas com o intuito de ter um dia de trabalho abonado, ele deve doar com a intenção de ajudar a outra pessoa.

Postagens mais visitadas deste blog

Agendamento de Poupatempo Ribeirão Preto

O Poupatempo da cidade de Ribeirão Preto foi criado para proporcionar facilidade e agilidade nos serviços públicos, em um único local a população tem acesso a vários órgãos e departamentos do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e do município. É possível emitir documentos, tirar segunda via com rapidez, emitir carteira de trabalho, acessar serviços do Detran, CDHU, prefeitura de Ribeirão Preto, entre vários outros órgãos, no total estão disponíveis mais de 400 serviços, a iniciativa foi do governo do estado que implantou as unidades do Poupatempo na capital e em vários municípios do interior e litoral, hoje o serviço foi implantado em outros estados se baseando no sucesso apresentando em SP.

Consulta processos Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto

Se você tem algum processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto saiba que está disponível pela internet a consulta de andamentos processuais de forma gratuita a população. A consulta pode ser realizada de diversas maneiras: apenas pelo nome de uma das partes envolvidas no processo, número do processo, número da carta precatória ou ainda pelo número da OAB do advogado responsável pelo processo. Pelo site qualquer cidadão pode consultar os andamentos de processos civis, criminais, bem como da Vara de Execuções Criminais, denominada VEC. Essas informações ajudam o cidadão a se manter informado sobre o processo em tramitação no tribunal de justiça de todas as comarcas do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

15ª Ciretran de Ribeirão Preto (DETRAN) - Telefone e Endereço

A cidade de Ribeirão Preto possui a 15º Ciretran do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), órgãos responsável por fiscalizar os condutores de veículo, bem como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicar multas em condutores e veículos, tal como a sua documentação (emplacamento, vistoria, lacração, etc). Se você precisar entrar em contato com o Detran de Ribeirão Preto abaixo você irá conferir o telefone e endereço. Também iremos indicar alguns procedimentos que pode ser feitos através da internet, pelo Portal do Detran.