Pular para o conteúdo principal

Como solicitar a Permissão Internacional para Dirigir - PID

Ao viajar para o exterior a maioria dos brasileiros opta por alugar um carro para o deslocamento, isso porque o preço cobrado é bastante acessível, se comparado com o valor cobrado aqui no Brasil. Mas é muito importante ficar atento a documentação exigida, pois alguns países têm exigido a apresentação de um documento chamado PID (Permissão Internacional para Dirigir) que nada mais é do que uma tradução da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) feita em sete idiomas, neste artigo você vai descobrir como fazer para solicitar este documento via internet, pelo site do DETRAN SP. 

A validade do documento será a mesma da sua atual CNH, isso porque ele é justamente uma tradução dela. É importante lembrar que a PID sozinha não é válida, é preciso apresentar a Carteira de Habilitação original e o passaporte. No estado de São Paulo o investimento para ter o documento é de R$232,54 (duzentos e trinta e dois reais e cinquenta e quatro centavos), destes R$11,00 é referente ao custo do envio.

Neste artigo confira como solicitar o documento via internet, caso você prefira retirar o documento pessoalmente, deverá fazer a solicitação diretamente no Ciretran ou posto de atendimento do Detran SP no Poupatempo.

Requisitos

Para que o documento possa ser emitido pelo Detran SP é necessário que ele atenda aos requisitos apresentados abaixo:
  • Validade da CNH – A Carteira Nacional de Habilitação precisa estar obrigatoriamente dentro do período de validade, caso contrário não será possível fazer o documento internacional, pois ela é justamente uma tradução da carteira de motorista.
  • CNH registrada em SP – Só será possível solicitar a PID no DETRAN SP caso o seu documento tenha sido emitido pelo estado de São Paulo. Caso você tenha tirado a CNH em outro estado há duas alternativas para obter o documento, a primeira é solicitá-lo diretamente ao Departamento de Trânsito no qual o mesmo foi emitido (ex: Detran RJ) e a segunda opção é pedir a transferência da habilitação para o estado de São Paulo, caso você tenha fixado residência no estado.
  • CNH precisa ser nova – Não será gerado Permissão Internacional para Dirigir caso o documento seja do modelo antigo, que é aquele que não possui a foto digitalizada. Neste caso será necessário renovar a sua habilitação pois o modelo antigo já não é mais considerado válido no estado de São Paulo.
  • Documentação regular – O condutor precisa estar em situação regular junto ao Departamento de Trânsito de São Paulo, isto é, não pode estar com a CNH suspensa ou cassada.
  • Endereço atualizado – No caso da solicitação via internet o documento será entregue por correios no endereço cadastrado junto ao Detran SP, não sendo possível fazer a alteração. Caso seu endereço esteja desatualizado, atualize-o primeiro para só então pedir o documento.


Como solicitar a PID

A Permissão Internacional para Dirigir pode ser solicitada por meio da internet, sendo a entrega do documento feita através dos Correios. O primeiro passo é acessar o site detran.sp.gov.br e realizar o login com seu CPF e senha, caso ainda não possua nenhum cadastro será preciso cadastrar-se, isso porque o acesso à área restrita do portal só é feito por usuários identificados. Ao concluir o login selecione “Permissão Internacional para Dirigir – PID” que está localizada no menu de serviços da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Na tela seguinte será apresentado as orientações para emitir o documento por via presencial ou online, selecione “Faça pela internet” para pedir que o documento seja enviado para o seu endereço de correspondência cadastrado junto ao órgão. Na tela seguinte será solicitado a confirmação do CPF (Cadastro de Pessoa Física), número do registro da CNH, CEP e número do imóvel cadastrado junto ao departamento (endereço).

Após confirmar a operação será informado que a PID foi solicitada com sucesso! O último passo é pagar a DUDA (Documento Único de Arrecadação do DETRAN SP), pagamento pode ser feito pelo Santander, Bradesco ou Banco do Brasil, basta informar o número do seu CPF e solicitar o pagamento da PID com envio pelos Correios. É importante incluir o custo do envio, caso contrário o documento não poderá ser enviado.

O prazo para envio do documento é de até 7 (sete) dias úteis após a confecção do documento, por essa razão é preciso pedir o documento com antecedência caso você já possua viagem marcada.

Postagens mais visitadas deste blog

Agendamento de Poupatempo Ribeirão Preto

O Poupatempo da cidade de Ribeirão Preto foi criado para proporcionar facilidade e agilidade nos serviços públicos, em um único local a população tem acesso a vários órgãos e departamentos do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e do município. É possível emitir documentos, tirar segunda via com rapidez, emitir carteira de trabalho, acessar serviços do Detran, CDHU, prefeitura de Ribeirão Preto, entre vários outros órgãos, no total estão disponíveis mais de 400 serviços, a iniciativa foi do governo do estado que implantou as unidades do Poupatempo na capital e em vários municípios do interior e litoral, hoje o serviço foi implantado em outros estados se baseando no sucesso apresentando em SP.

Consulta processos Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto

Se você tem algum processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto saiba que está disponível pela internet a consulta de andamentos processuais de forma gratuita a população. A consulta pode ser realizada de diversas maneiras: apenas pelo nome de uma das partes envolvidas no processo, número do processo, número da carta precatória ou ainda pelo número da OAB do advogado responsável pelo processo. Pelo site qualquer cidadão pode consultar os andamentos de processos civis, criminais, bem como da Vara de Execuções Criminais, denominada VEC. Essas informações ajudam o cidadão a se manter informado sobre o processo em tramitação no tribunal de justiça de todas as comarcas do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

15ª Ciretran de Ribeirão Preto (DETRAN) - Telefone e Endereço

A cidade de Ribeirão Preto possui a 15º Ciretran do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), órgãos responsável por fiscalizar os condutores de veículo, bem como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicar multas em condutores e veículos, tal como a sua documentação (emplacamento, vistoria, lacração, etc). Se você precisar entrar em contato com o Detran de Ribeirão Preto abaixo você irá conferir o telefone e endereço. Também iremos indicar alguns procedimentos que pode ser feitos através da internet, pelo Portal do Detran.