Pular para o conteúdo principal

Como consultar e regularizar a situação do CPF

Pela internet é possível consultar a situação do CPF (Cadastro de Pessoa Física) junto a Receita Federal. Pela internet também é possível que os contribuintes enviem o requerimento com o pedido de regularização caso o seu documento esteja em situação irregular (desde que tenha o Título de Eleitor). O documento não pode ser utilizado até que seja regularizado junto a RFB, pois um documento irregular é considerado inválido para utilização, portanto o cidadão não pode ter acesso a crédito ou outros serviços que exijam um documento válido, até que sua situação seja regularizada.
As opções para regularizar o CPF são: internet, Correios, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Consulado (exterior).

Obs: não confundir regularização de situação junto à Receita Federal com restrições nos órgãos de proteção ao crédito, popularmente conhecido "nome sujo". 

Consultar a situação do CPF

O contribuinte Pessoa Física pode consultar pela internet a situação do seu CPF junto à Receita Federal do Brasil (RFB). A consulta informa ao cidadão a situação atual do Cadastro de Pessoa Física, podendo apresentar status regular ou irregular. Para efetuar a consulta é necessário acessar o site da Receita Federal abaixo:
A consulta de CPF pelo número é pública, informe o número do documento e os caracteres da imagem de validação (Captcha). Na tela seguinte você verá o nome do contribuinte e a situação atual do documento, podendo apresentar os seguintes status:

  • CPF Regular: Não há nenhuma pendência no Cadastro de Pessoa Física, portanto o contribuinte está regular com a Receita Federal;
  • CPF Suspenso: o cadastro do contribuinte foi suspenso em razão de estar incorreto ou incompleto junto à RFB. Neste caso é necessário regularizar a situação pois o documento não está apto para utilização;
  • CPF Cancelado: o cancelamento do documento pode ser feito por vários motivos, entre eles em virtude de decisão administrativa e/ou judicial ou ainda por falecimento do contribuinte;
  • CPF Nulo: caso seja constatada fraude na inscrição do Cadastro de Pessoa Física o documento será anulado, podendo apresentar o status "nula", que indica que o documento não é válido para utilização por indícios de fraude no cadastro.

Como regularizar o CPF

Se você efetuou a consulta seguindo as instruções acima e verificou que o seu documento encontra-se em situação irregular, poderá solicitar a regularização nos seguintes locais:
  • Agências dos Correios;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Consulado do Brasil (brasileiros que vivem no exterior);
  • Pela internet;

Caso você tenha optado por fazer o pedido da regularização de forma presencial nos Correios, Caixa ou Banco do Brasil será cobrada uma taxa de R$5,70 (cinco reais e setenta centavos) para enviar o pedido de regularização. Já os pedidos feito através da internet ou por meio do consulado do Brasil em outros países é gratuito.

Como regularizar o CPF pela internet

Para regular o seu cadastro de pessoa física por meio da internet o contribuinte deverá acessar a página de regularização no site da Receita Federal:
Na página será necessário informar o número do documento, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, naturalidade e também o número do título de eleitor.

Obs: caso você não tenha nascido no Brasil deverá informar no campo naturalidade o nome da cidade e país onde nasceu e na sigla UF selecione "EX" (Exterior).

Postagens mais visitadas deste blog

Agendamento de Poupatempo Ribeirão Preto

O Poupatempo da cidade de Ribeirão Preto foi criado para proporcionar facilidade e agilidade nos serviços públicos, em um único local a população tem acesso a vários órgãos e departamentos do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e do município. É possível emitir documentos, tirar segunda via com rapidez, emitir carteira de trabalho, acessar serviços do Detran, CDHU, prefeitura de Ribeirão Preto, entre vários outros órgãos, no total estão disponíveis mais de 400 serviços, a iniciativa foi do governo do estado que implantou as unidades do Poupatempo na capital e em vários municípios do interior e litoral, hoje o serviço foi implantado em outros estados se baseando no sucesso apresentando em SP.

Consulta processos Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto

Se você tem algum processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto saiba que está disponível pela internet a consulta de andamentos processuais de forma gratuita a população. A consulta pode ser realizada de diversas maneiras: apenas pelo nome de uma das partes envolvidas no processo, número do processo, número da carta precatória ou ainda pelo número da OAB do advogado responsável pelo processo. Pelo site qualquer cidadão pode consultar os andamentos de processos civis, criminais, bem como da Vara de Execuções Criminais, denominada VEC. Essas informações ajudam o cidadão a se manter informado sobre o processo em tramitação no tribunal de justiça de todas as comarcas do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

15ª Ciretran de Ribeirão Preto (DETRAN) - Telefone e Endereço

A cidade de Ribeirão Preto possui a 15º Ciretran do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), órgãos responsável por fiscalizar os condutores de veículo, bem como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicar multas em condutores e veículos, tal como a sua documentação (emplacamento, vistoria, lacração, etc). Se você precisar entrar em contato com o Detran de Ribeirão Preto abaixo você irá conferir o telefone e endereço. Também iremos indicar alguns procedimentos que pode ser feitos através da internet, pelo Portal do Detran.