Pular para o conteúdo principal

IAC inaugura biofábrica de Cana-de-açúcar em Ribeirão Preto

Nesta sexta-feira (04 de Abril) o Instituto Agrônomo de Campinas (IAC) inaugura em Ribeirão Preto, uma biofábrica de cana-de-açúcar que será responsável pela produção de 4 milhões de mudas por ano. A nova unidade recebeu um investimento de mais de R$ 2,5 milhões, será capaz de produzir quatro milhões de mudas anualmente, essas mudas serão utilizadas nos viveiros do setor privado para nova multiplicação e posterior disponibilização no mercado (comercialização).


A grande vantagem da biofábrica é que ela permite a produção em alta qualidade, deixando-a livre de doenças (alta qualidade fitossanitária) e uma genética de forma rápida e eficiente.

Em seis meses a nova fábrica deve produzir entre 20 mil e 30 mil novas plantas, sendo muito eficiente em comparação ao método anterior que gera cerca de 40 mil plantas em 12 meses.

Os recursos utilizados para a construção do Governo do Estado de São Paulo pela FINEP e também recursos externos, o montante investido na unidade é de aproximadamente R$ 2,5 milhões.

Desde 2008 o IAC já possui uma fábrica para a multiplicação de seus cultivares, essa nova unidade aumentará a capacidade em, pelo menos, quarenta vezes. Em todo o país existem cerca de dez biofábricas de cana-de-açúcar, sendo que a maioria pertence a Instituições Privadas.

Núcleo de Produção de Mudas


Nesta sexta-feira também será inaugurada o NPM (Núcleo de Produção de Mudas), com capacidade para produzir ao ano em média 30 mil mudas pré-brotadas (MPB). E 350 mil seeddlings (que são a primeira etapa de produção de plântulas no processo de desenvolvimento de uma variedade nova de cana-de-açúcar). A nova tecnologia aumenta não só a eficiência, mas também os ganhos econômicos na implantação dos viveiros, replantio de áreas comerciais e uma possível renovação e expansão das áreas de cana-de-açúcar.

Para se ter uma ideia no plantio de um hectare de cana-de-açúcar o consumo de mudas caí de 18 a 20 toneladas, para apenas 2 toneladas caso seja utilizado o método MPB. Isso significa que pelo menos dezoito toneladas que seriam enterradas como muda para a produção de um hectare de cana, podem ir para a indústria produzir etanol e açúcar, gerando mais ganhos e aumentando a sustentabilidade do negócio.

Postagens mais visitadas deste blog

Agendamento de Poupatempo Ribeirão Preto

O Poupatempo da cidade de Ribeirão Preto foi criado para proporcionar facilidade e agilidade nos serviços públicos, em um único local a população tem acesso a vários órgãos e departamentos do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e do município. É possível emitir documentos, tirar segunda via com rapidez, emitir carteira de trabalho, acessar serviços do Detran, CDHU, prefeitura de Ribeirão Preto, entre vários outros órgãos, no total estão disponíveis mais de 400 serviços, a iniciativa foi do governo do estado que implantou as unidades do Poupatempo na capital e em vários municípios do interior e litoral, hoje o serviço foi implantado em outros estados se baseando no sucesso apresentando em SP.

Consulta processos Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto

Se você tem algum processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto saiba que está disponível pela internet a consulta de andamentos processuais de forma gratuita a população. A consulta pode ser realizada de diversas maneiras: apenas pelo nome de uma das partes envolvidas no processo, número do processo, número da carta precatória ou ainda pelo número da OAB do advogado responsável pelo processo. Pelo site qualquer cidadão pode consultar os andamentos de processos civis, criminais, bem como da Vara de Execuções Criminais, denominada VEC. Essas informações ajudam o cidadão a se manter informado sobre o processo em tramitação no tribunal de justiça de todas as comarcas do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

15ª Ciretran de Ribeirão Preto (DETRAN) - Telefone e Endereço

A cidade de Ribeirão Preto possui a 15º Ciretran do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), órgãos responsável por fiscalizar os condutores de veículo, bem como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicar multas em condutores e veículos, tal como a sua documentação (emplacamento, vistoria, lacração, etc). Se você precisar entrar em contato com o Detran de Ribeirão Preto abaixo você irá conferir o telefone e endereço. Também iremos indicar alguns procedimentos que pode ser feitos através da internet, pelo Portal do Detran.