Pular para o conteúdo principal

Danos Elétricos - como solicitar o reparo ou ressarcimento

Ter um aparelho queimado por conta de uma queda de energia ou por problemas recorrentes na corrente elétrica da prestadora de serviço é algo muito desagradável, principalmente por conta do prejuízo ocasionado dependendo do equipamento que foi danificado. O que pouca gente sabe é que o consumidor tem direito ao ressarcimento e/ou reparo do equipamento danificado em caso de descarga elétrica. Em Ribeirão Preto e em boa parte do estado de São Paulo a responsável pela energia elétrica é a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). Na matéria de hoje você fica sabendo sobre os seus direitos e também o procedimento para solicitar o conserto e/ou ressarcimento.
Companhia de energia deve indenizar consumidor por dados elétricos (Imagem: CNJ/ Divulgação)


A resolução 499/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) através da normativa 414/10, determina que o consumidor deve entrar com o pedido de ressarcimento em até 90 dias a partir da data da ocorrência (data em que o equipamento foi danificado por descarga elétrica). A empresa deverá efetuar a vistoria no equipamento danificado em até 10 dias a partir da data que o cliente fez a solicitação (comunicação). Para os equipamentos que acondicionam alimentos e/ou medicamentos o prazo é de 01 (um) dia útil. É importante que o consumidor não efetue nenhum reparo pois a empresa fará uma vistoria para verificar se o problema foi realmente ocasionado por descarga elétrica. Se o produto estiver ainda dentro do prazo de garantia, é importante que o consumidor solicite a CPFL que a vistoria seja efetuada em uma Assistência Técnica autorizada da marca do produto.

As empresas também possuem ferramentas que tornam possível a consulta se a região foi afetada por descarga elétrica ou oscilações na data informada pelo cliente.

Após o prazo da resposta (até vinte e cinco dias corridos) a empresa tem 20 (vinte) dias para restituir o valor do produto, substituir ou reparar, caso seja comprovado que o dano foi causado por descarga elétrica no equipamento.

Como solicitar

Em Ribeirão Preto o consumidor pode solicitar a PID (Pedido de Indenização por Danos Causados ao Cliente) pelo telefone 0800-010-1010 ou ainda diretamente em uma agência ou posto de atendimento. Se preferir poderá enviar a solicitação também através da internet, basta acessar o site http://www.cpfl.com.br/e no menu serviços online selecione “Indenização por Danos Elétricos”.

Postagens mais visitadas deste blog

Agendamento de Poupatempo Ribeirão Preto

O Poupatempo da cidade de Ribeirão Preto foi criado para proporcionar facilidade e agilidade nos serviços públicos, em um único local a população tem acesso a vários órgãos e departamentos do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e do município. É possível emitir documentos, tirar segunda via com rapidez, emitir carteira de trabalho, acessar serviços do Detran, CDHU, prefeitura de Ribeirão Preto, entre vários outros órgãos, no total estão disponíveis mais de 400 serviços, a iniciativa foi do governo do estado que implantou as unidades do Poupatempo na capital e em vários municípios do interior e litoral, hoje o serviço foi implantado em outros estados se baseando no sucesso apresentando em SP.

Consulta processos Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto

Se você tem algum processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto saiba que está disponível pela internet a consulta de andamentos processuais de forma gratuita a população. A consulta pode ser realizada de diversas maneiras: apenas pelo nome de uma das partes envolvidas no processo, número do processo, número da carta precatória ou ainda pelo número da OAB do advogado responsável pelo processo. Pelo site qualquer cidadão pode consultar os andamentos de processos civis, criminais, bem como da Vara de Execuções Criminais, denominada VEC. Essas informações ajudam o cidadão a se manter informado sobre o processo em tramitação no tribunal de justiça de todas as comarcas do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

15ª Ciretran de Ribeirão Preto (DETRAN) - Telefone e Endereço

A cidade de Ribeirão Preto possui a 15º Ciretran do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), órgãos responsável por fiscalizar os condutores de veículo, bem como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicar multas em condutores e veículos, tal como a sua documentação (emplacamento, vistoria, lacração, etc). Se você precisar entrar em contato com o Detran de Ribeirão Preto abaixo você irá conferir o telefone e endereço. Também iremos indicar alguns procedimentos que pode ser feitos através da internet, pelo Portal do Detran.