Pular para o conteúdo principal

Ribeirão Preto tem o maior projeto residencial de energia solar do país

A cidade de Ribeirão Preto tem o maior projeto de geração de energia solar para fins residenciais do Brasil. Em uma parceria da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) e da empresa Neosolar Energia está sendo desenvolvido em uma casa um projeto que vai possibilitar a energia limpa e ainda vai devolver a rede de distribuição a quantidade excedente não consumida pela residência, garantindo descontos na conta de luz pela geração da energia. Todo o sistema deve ter a capacidade de produção de 3.300 KWh por mês, tal sistema foi projetado para atender o consumo do imóvel. Este é o maior projeto de microgeração de energia solar do país.
Projeto demandou instalação de 180 placas (Imagem divulgação)

A autossuficiência tem seu preço, foram investidos cerca de R$ 220 mil em 180 placas fotovoltaicas e seis inversores. O retorno do investimento é esperado em aproximadamente sete anos. A instalação atende a norma 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) que está em vigor desde 2012, ela diz que qualquer residência, comércio ou indústria que instalar sistemas de geração de energia para o autoconsumo poderá obter créditos em sua fatura caso ele devolva à rede de distribuição a energia excedente que for produzida.

O investimento proporcionado pela energia solar vai além da economia, visto que a valorização do imóvel por conta da adoção desse sistema deve ser considerada já que a instalação tem um grande tempo de vida útil. A CPFL acredita que nos próximos anos mais residências deverão adotar esse sistema de energia limpa.


"A empresa trabalha para garantir segurança e qualidade no fornecimento de energia, seja com estes novos geradores que serão ligados à rede elétrica, seja a partir da popularização dos sistemas de geração. A microgeração tem potencial para beneficiar consumidores, com a economia na conta de luz”, disse Paulo Ricardo Bombassaro, Diretor de Engenharia da CPFL.

Postagens mais visitadas deste blog

Agendamento de Poupatempo Ribeirão Preto

O Poupatempo da cidade de Ribeirão Preto foi criado para proporcionar facilidade e agilidade nos serviços públicos, em um único local a população tem acesso a vários órgãos e departamentos do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e do município. É possível emitir documentos, tirar segunda via com rapidez, emitir carteira de trabalho, acessar serviços do Detran, CDHU, prefeitura de Ribeirão Preto, entre vários outros órgãos, no total estão disponíveis mais de 400 serviços, a iniciativa foi do governo do estado que implantou as unidades do Poupatempo na capital e em vários municípios do interior e litoral, hoje o serviço foi implantado em outros estados se baseando no sucesso apresentando em SP.

Consulta processos Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto

Se você tem algum processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto saiba que está disponível pela internet a consulta de andamentos processuais de forma gratuita a população. A consulta pode ser realizada de diversas maneiras: apenas pelo nome de uma das partes envolvidas no processo, número do processo, número da carta precatória ou ainda pelo número da OAB do advogado responsável pelo processo. Pelo site qualquer cidadão pode consultar os andamentos de processos civis, criminais, bem como da Vara de Execuções Criminais, denominada VEC. Essas informações ajudam o cidadão a se manter informado sobre o processo em tramitação no tribunal de justiça de todas as comarcas do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

15ª Ciretran de Ribeirão Preto (DETRAN) - Telefone e Endereço

A cidade de Ribeirão Preto possui a 15º Ciretran do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), órgãos responsável por fiscalizar os condutores de veículo, bem como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicar multas em condutores e veículos, tal como a sua documentação (emplacamento, vistoria, lacração, etc). Se você precisar entrar em contato com o Detran de Ribeirão Preto abaixo você irá conferir o telefone e endereço. Também iremos indicar alguns procedimentos que pode ser feitos através da internet, pelo Portal do Detran.