Pular para o conteúdo principal

Ribeirão Preto testa biometria facial nos ônibus urbanos

Em Ribeirão Preto está em fase de testes uma tecnologia para implantação da biometria facial nos ônibus urbanos, tal tecnologia está sendo testada pela Transerp (empresa que administra o trânsito e transporte no município), e pelo Consórcio Pró-Urbano. Os testes estão acontecendo desde o dia primeiro de agosto em ônibus equipados com câmeras de alta definição, que tiram seis fotos do passageiro no momento que ele vai passar pela catraca, a partir daí ele faz análise de vinte e seis pontos do rosto para verificar se o cartão é do passageiro ou ele está sendo utilizado indevidamente. 
Sistema tira 6 fotos do passageiro. (Imagem: Carlos Natal / Divulgação Secom)


O sistema ainda está em fase de testes, portanto apenas um grupo de pessoas participam. A ideia é que em caso de utilização indevida o cartão do usuário seja bloqueado em um ou dois dias. Alguns cartões exigem requisitos para utilização como é o caso do cartão de gratuidade e do cartão de estudante, dessa forma será possível trazer mais segurança para o transporte público sem comprometer a sua eficiência.

Até o final do mês de Agosto a Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte de Ribeirão Preto) e o consórcio devem decidir qual será a tecnologia utilizado no sistema. Além do reconhecimento facial também está sendo testado o reconhecimento através da impressão digital. Os testes estão acontecendo em quatro ônibus da linha Marinceck e por enquanto apenas grupos de idosos e pessoas cadastradas servem como participantes do teste.

A biometria facial não bloqueia o cartão imediatamente como a leitura através da impressão digital, no entanto o reconhecimento facial tem se demostrado mais eficiente. Até porque a impressão digital pode atrapalhar o reconhecimento de pessoas que trabalham com produtos químicos, além de demorar mais tempo para identificação.

Após a fase de testes e definido qual será o modelo implantado no município, a Pró-Urbano tem doze meses para implantá-lo nos 345 ônibus das 118 linhas do transporte urbano de Ribeirão Preto. Segundo a Pró-Urbano os equipamentos utilizados nos testes foram cedidos pela empresa que faz a bilhetagem, por enquanto ainda não há informações sobre o investimento necessário para a compra e instalação em todos os ônibus.

Postagens mais visitadas deste blog

Agendamento de Poupatempo Ribeirão Preto

O Poupatempo da cidade de Ribeirão Preto foi criado para proporcionar facilidade e agilidade nos serviços públicos, em um único local a população tem acesso a vários órgãos e departamentos do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e do município. É possível emitir documentos, tirar segunda via com rapidez, emitir carteira de trabalho, acessar serviços do Detran, CDHU, prefeitura de Ribeirão Preto, entre vários outros órgãos, no total estão disponíveis mais de 400 serviços, a iniciativa foi do governo do estado que implantou as unidades do Poupatempo na capital e em vários municípios do interior e litoral, hoje o serviço foi implantado em outros estados se baseando no sucesso apresentando em SP.

Consulta processos Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto

Se você tem algum processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto saiba que está disponível pela internet a consulta de andamentos processuais de forma gratuita a população. A consulta pode ser realizada de diversas maneiras: apenas pelo nome de uma das partes envolvidas no processo, número do processo, número da carta precatória ou ainda pelo número da OAB do advogado responsável pelo processo. Pelo site qualquer cidadão pode consultar os andamentos de processos civis, criminais, bem como da Vara de Execuções Criminais, denominada VEC. Essas informações ajudam o cidadão a se manter informado sobre o processo em tramitação no tribunal de justiça de todas as comarcas do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

15ª Ciretran de Ribeirão Preto (DETRAN) - Telefone e Endereço

A cidade de Ribeirão Preto possui a 15º Ciretran do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), órgãos responsável por fiscalizar os condutores de veículo, bem como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicar multas em condutores e veículos, tal como a sua documentação (emplacamento, vistoria, lacração, etc). Se você precisar entrar em contato com o Detran de Ribeirão Preto abaixo você irá conferir o telefone e endereço. Também iremos indicar alguns procedimentos que pode ser feitos através da internet, pelo Portal do Detran.