Pular para o conteúdo principal

Como fazer a inscrição no CPF - Cadastro de Pessoa Física

O CPF é o Cadastro de Pessoa Física ele é muito utilizado em nosso dia a dia pois é o principal documento utilizado para cadastramento financeiro e pessoal, ele é único e possibilita inclusive que o cidadão abra conta em banco, faça empréstimos, compre ou assine algo em seu nome (como uma simples linha telefônica por exemplo), dentre outras. Existe um mito que ele só pode ser feito a partir dos 18 anos, no entanto essa afirmação não confere uma vez que ele pode ser feito a partir do primeiro dia de vida, ele também pode ser feito por estrangeiros residentes no país. Se você mora em Ribeirão Preto ou qualquer outra parte do Brasil, abaixo você confere como fazer a inscrição no CPF.
Novo formato do CPF (Cartão de Plástico não é mais emitido)


A numeração é única e não muda nunca, ela acompanhará o cidadão durante toda a vida. Caso seja emitida uma segunda via o número será o mesmo. A inscrição no Cadastro de Pessoa Física é feita pela Receita Federal do Brasil (RFB). No país o documento pode ser feito pela internet e também nas agências dos Correios ou Banco do Brasil.

Quem pode fazer o CPF


  • Qualquer cidadão brasileiro;
  • Não há idade mínima (até recém nascidos podem obter o documento);
  • Estrangeiros também pode solicitar a inscrição no CPF;


Fazer o CPF pela internet

A algum tempo atrás a Receita Federal liberou que o CPF fosse feito gratuitamente pela internet para os cidadãos com mais de 16 anos (dezesseis anos), desde que estes tenham o Título de Eleitor, pois é mais um documento usado para confirmação do cadastro e validação dos dados. Acesse o formulário de Inscrição no CPF informe o nome completo, filiação, número do título de eleitor, endereço e telefone de contato, depois é só selecionar a opção “enviar”. Se todas as informações estiverem corretas ao final será gerado o número de inscrição no CPF.

Fazer CPF pessoalmente

Se você não tiver o título de eleitor, ou quiser fazer o CPF para bebês, crianças ou adolescentes deverá comparecer a qualquer agência dos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal com a documentação relacionada abaixo. O custo para a emissão é de apenas R$5,70 (cinco reais e setenta centavos) devendo ser pago no ato da solicitação.

Documentos Necessários – Maiores de 16 anos

Documento de Identificação que comprove a naturalidade, filiação e data de nascimento (ex: RG);
Título de Eleitor (obrigatório para quem tem entre 18 e 69 anos);
Comprovante de Alistamento Eleitoral (Homens entre 18 e 45 anos);

Documentos Necessários – Menores de 16 anos

Documento de Identificação da criança ou adolescente (RG ou Certidão de Nascimento);
Documento de um dos país ou responsável;
Comprovante da tutela da criança (caso não seja os pais);

Com o comprovante de inscrição você poderá acompanhar o pedido do seu CPF, basta acessar a página de acompanhamento.

Postagens mais visitadas deste blog

Agendamento de Poupatempo Ribeirão Preto

O Poupatempo da cidade de Ribeirão Preto foi criado para proporcionar facilidade e agilidade nos serviços públicos, em um único local a população tem acesso a vários órgãos e departamentos do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e do município. É possível emitir documentos, tirar segunda via com rapidez, emitir carteira de trabalho, acessar serviços do Detran, CDHU, prefeitura de Ribeirão Preto, entre vários outros órgãos, no total estão disponíveis mais de 400 serviços, a iniciativa foi do governo do estado que implantou as unidades do Poupatempo na capital e em vários municípios do interior e litoral, hoje o serviço foi implantado em outros estados se baseando no sucesso apresentando em SP.

Consulta processos Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto

Se você tem algum processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto saiba que está disponível pela internet a consulta de andamentos processuais de forma gratuita a população. A consulta pode ser realizada de diversas maneiras: apenas pelo nome de uma das partes envolvidas no processo, número do processo, número da carta precatória ou ainda pelo número da OAB do advogado responsável pelo processo. Pelo site qualquer cidadão pode consultar os andamentos de processos civis, criminais, bem como da Vara de Execuções Criminais, denominada VEC. Essas informações ajudam o cidadão a se manter informado sobre o processo em tramitação no tribunal de justiça de todas as comarcas do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

15ª Ciretran de Ribeirão Preto (DETRAN) - Telefone e Endereço

A cidade de Ribeirão Preto possui a 15º Ciretran do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), órgãos responsável por fiscalizar os condutores de veículo, bem como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicar multas em condutores e veículos, tal como a sua documentação (emplacamento, vistoria, lacração, etc). Se você precisar entrar em contato com o Detran de Ribeirão Preto abaixo você irá conferir o telefone e endereço. Também iremos indicar alguns procedimentos que pode ser feitos através da internet, pelo Portal do Detran.