Pular para o conteúdo principal

Emissão da segunda via do IPTU Ribeirão Preto – 2ª via

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um tributo cobrado anualmente pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto a todos os proprietários de imóvel em área urbano do município. O valor do IMPOSTO varia de acordo com a localização do imóvel e o valor venal, podendo ser reajustado anualmente. Neste artigo o site Ribeirão Preto ensinará como obter a segunda via do tributo pela internet.

O carnê do IPTU é entregue anualmente por Correios, mas caso o proprietário do imóvel não receba o documento pode requerer a segunda via a qualquer momento pela internet, basta ter em mãos o número do cadastro do imóvel.
A segunda via do IPTU pode ser obtida pelo site da Prefeitura de Ribeirão Preto. Para realizar a consulta o interessado precisa ter o número do cadastro do imóvel, cujo número pode ser consultado em qualquer carnê antigo do IPTU. 

O carnê do IPTU pode ser pago à vista (com desconto) ou então ser parcelado em até 10x, dependendo do valor do tributo.

Acesse o site www.ribeiraopreto.sp.gov.br/JW30/informacaoDebitoImovel.xhtml e informe o número do cadastro do imóvel na prefeitura, tal numeração pode ser consultada em qualquer carnê antigo do IPTU, o número é fixo e serve para identificar o imóvel junto ao município.

Caso haja algum débito será disponibilizada a opção de emissão de 2ª via para pagamento. Se não houver nenhum débito a mensagem “não consta nenhum débito para o imóvel informado” será exibida.

Se não souber o número do imóvel (inscrição do imóvel) a emissão da segunda via não será possível através da internet, sendo necessário que o proprietário agende atendimento na prefeitura com os documentos do imóvel (contrato ou escritura, por exemplo).

Em caso de dúvida entre em contato com a Central de Relacionamento com o Contribuinte no telefone (16) 4042-1960.

O não pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pode gerar débitos na Dívida Ativa do Município. Diferentemente das dívidas dos órgãos de proteção ao crédito (SCPC ou SERASA, por exemplo), a dívida ativa não prescreve e pode ser cobrada judicialmente pelo município.

Caso o nome do proprietário esteja desatualizado o responsável pelo imóvel deverá providenciar a correção na Prefeitura de Ribeirão Preto, para isso é necessário apresentar o documento que comprove a aquisição do imóvel e, em alguns casos, o comprovante do recolhimento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis).

Postagens mais visitadas deste blog

Agendamento de Poupatempo Ribeirão Preto

O Poupatempo da cidade de Ribeirão Preto foi criado para proporcionar facilidade e agilidade nos serviços públicos, em um único local a população tem acesso a vários órgãos e departamentos do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e do município. É possível emitir documentos, tirar segunda via com rapidez, emitir carteira de trabalho, acessar serviços do Detran, CDHU, prefeitura de Ribeirão Preto, entre vários outros órgãos, no total estão disponíveis mais de 400 serviços, a iniciativa foi do governo do estado que implantou as unidades do Poupatempo na capital e em vários municípios do interior e litoral, hoje o serviço foi implantado em outros estados se baseando no sucesso apresentando em SP.

Consulta processos Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto

Se você tem algum processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto saiba que está disponível pela internet a consulta de andamentos processuais de forma gratuita a população. A consulta pode ser realizada de diversas maneiras: apenas pelo nome de uma das partes envolvidas no processo, número do processo, número da carta precatória ou ainda pelo número da OAB do advogado responsável pelo processo. Pelo site qualquer cidadão pode consultar os andamentos de processos civis, criminais, bem como da Vara de Execuções Criminais, denominada VEC. Essas informações ajudam o cidadão a se manter informado sobre o processo em tramitação no tribunal de justiça de todas as comarcas do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

15ª Ciretran de Ribeirão Preto (DETRAN) - Telefone e Endereço

A cidade de Ribeirão Preto possui a 15º Ciretran do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), órgãos responsável por fiscalizar os condutores de veículo, bem como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicar multas em condutores e veículos, tal como a sua documentação (emplacamento, vistoria, lacração, etc). Se você precisar entrar em contato com o Detran de Ribeirão Preto abaixo você irá conferir o telefone e endereço. Também iremos indicar alguns procedimentos que pode ser feitos através da internet, pelo Portal do Detran.