Categories: Utilidade Pública

Como fazer uma denúncia anônima pela internet

O número de denúncias têm aumentado bastante nos últimos anos principalmente pela implementação do Disque Denúncia que garante o sigilo e anonimato do denunciante. Já faz tempo que a Secretária de Segurança Pública SP disponibilizou em parceria com o Instituto São Paulo Contra a Violência, uma nova ferramente que permite que o registro seja feito por meio da internet, trata-se do WEB DENÚNCIA, que nada mais é do que uma versão online do telefone 181. O objetivo é de que a partir da comunicação online, as denúncias possam serem facilitadas, afinal muita gente tem medo de sofrer represálias por comunicar o que sabe à polícia.


A denúncia feita por meio do Web Denúncia apresenta duas características importantes, a primeira é de que ela é sigilosa e a segunda é de que haverá o anonimato, ou seja, você não será identificado. Essas características proporcionam mais tranquilidade ao comunicante, pois ele tem a garantia de que seus dados não serão utilizados durante o registro. O cidadão inclusive não precisa se identificar com o atendente caso, assim prefira.

Através do Disque Denúncia e do Web Denúncia a polícia já conseguiu prender diversas pessoas que estavam foragidas, bem como esclarecer e punir crimes. O site e o telefone são altamente seguros, contando com elementos que protegem as suas informações durante a comunicação do crime ou informações sobre foragidos. Através do serviço é possível comunicar diversas coisas, entre eles o tráfico de drogas, homicídio, sequestro, roubos e também o paradeiro de pessoas procuradas pela justiça.

Como denunciar
A denúncia pode ser feita a qualquer dia e horário pelo portal do Web Denúncia, que funciona por meio do endereço webdenuncia.org.br se preferir também pode fazer a comunicação por meio do conceituado Disque Denúncia, cujo número é 181 e a ligação é gratuita. O site do serviço é acessível para acesso inclusive por dispositivos móveis, tais como, celulares e tablets.

A comunicação da ocorrência levará apenas alguns minutos e pode ajudar muito o trabalho da polícia. A prova disso é que desde que o serviço foi implementado no estado de São Paulo, diversos crimes puderam ser esclarecidos a âmbito estadual, bem como federal, isso porque as informações ajudam no trabalho de investigação da polícia.

Mesmo a denúncia sendo anônima, o comunicante receberá uma “chave”, que é um número secreto, por meio dele é possível fazer o acompanhamento das informações prestadas. A qualquer momento o cidadão pode ligar para obter informações ou fazer alguma complementação, basta que para isso ele guarde o código gerado no momento da primeira comunicação.

Redação

Recent Posts

  • IPTU
  • Segunda Via

Emissão da segunda via do IPTU Ribeirão Preto – 2ª via

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um tributo cobrado anualmente pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto a todos…

6 anos ago
  • Documentos
  • Utilidade Pública

Resultado de Perícia do INSS pode ser consultado pela internet

Em Ribeirão Preto o segurado do INSS pode demorar até 30 dias para receber a carta com a decisão de…

7 anos ago
  • Documentos

Negociação de dívidas com a Receita Federal em Ribeirão Preto

Se tem uma coisa que não falta no Brasil é o pagamento de impostos, o brasileiro precisa pagar imposto para…

7 anos ago
  • DETRAN
  • Documentos

Entrega do Licenciamento pode ser rastreada pela internet

O prazo médio de entrega do CRLV do licenciamento é de 7 dias úteis, mas nos meses de Janeiro a…

7 anos ago
  • Utilidade Pública

Agendamento de atendimento na Receita Federal de Ribeirão Preto

Agendamento agiliza o atendimento na Receita Federal de Ribeirão Preto. O comparecimento sem o agendamento não garante o atendimento na…

7 anos ago
  • Habitação
  • Minha Casa Minha Vida

Ribeirão Preto ganhará 3 mil apartamentos do Minha Casa, Minha Vida

MRV construirá 3 mil apartamentos do Minha Casa Minha Vida no Bairro Recreio Internacional em Ribeirão Preto para famílias com renda…

7 anos ago