Categories: IPTUSegunda Via

Emissão da segunda via do IPTU Ribeirão Preto – 2ª via

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um tributo cobrado anualmente pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto a todos os proprietários de imóvel em área urbano do município. O valor do IMPOSTO varia de acordo com a localização do imóvel e o valor venal, podendo ser reajustado anualmente. Neste artigo o site Ribeirão Preto ensinará como obter a segunda via do tributo pela internet.
O carnê do IPTU é entregue anualmente por Correios, mas caso o proprietário do imóvel não receba o documento pode requerer a segunda via a qualquer momento pela internet, basta ter em mãos o número do cadastro do imóvel.
A segunda via do IPTU pode ser obtida pelo site da Prefeitura de Ribeirão Preto. Para realizar a consulta o interessado precisa ter o número do cadastro do imóvel, cujo número pode ser consultado em qualquer carnê antigo do IPTU. 

O carnê do IPTU pode ser pago à vista (com desconto) ou então ser parcelado em até 10x, dependendo do valor do tributo.
Acesse o site www.ribeiraopreto.sp.gov.br/JW30/informacaoDebitoImovel.xhtml e informe o número do cadastro do imóvel na prefeitura, tal numeração pode ser consultada em qualquer carnê antigo do IPTU, o número é fixo e serve para identificar o imóvel junto ao município.
Caso haja algum débito será disponibilizada a opção de emissão de 2ª via para pagamento. Se não houver nenhum débito a mensagem “não consta nenhum débito para o imóvel informado” será exibida.
Se não souber o número do imóvel (inscrição do imóvel) a emissão da segunda via não será possível através da internet, sendo necessário que o proprietário agende atendimento na prefeitura com os documentos do imóvel (contrato ou escritura, por exemplo).
Em caso de dúvida entre em contato com a Central de Relacionamento com o Contribuinte no telefone (16) 4042-1960.
O não pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pode gerar débitos na Dívida Ativa do Município. Diferentemente das dívidas dos órgãos de proteção ao crédito (SCPC ou SERASA, por exemplo), a dívida ativa não prescreve e pode ser cobrada judicialmente pelo município.
Caso o nome do proprietário esteja desatualizado o responsável pelo imóvel deverá providenciar a correção na Prefeitura de Ribeirão Preto, para isso é necessário apresentar o documento que comprove a aquisição do imóvel e, em alguns casos, o comprovante do recolhimento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis).
Redação

Recent Posts

  • Documentos
  • Utilidade Pública

Resultado de Perícia do INSS pode ser consultado pela internet

Em Ribeirão Preto o segurado do INSS pode demorar até 30 dias para receber a carta com a decisão de…

7 anos ago
  • Documentos

Negociação de dívidas com a Receita Federal em Ribeirão Preto

Se tem uma coisa que não falta no Brasil é o pagamento de impostos, o brasileiro precisa pagar imposto para…

7 anos ago
  • DETRAN
  • Documentos

Entrega do Licenciamento pode ser rastreada pela internet

O prazo médio de entrega do CRLV do licenciamento é de 7 dias úteis, mas nos meses de Janeiro a…

7 anos ago
  • Utilidade Pública

Agendamento de atendimento na Receita Federal de Ribeirão Preto

Agendamento agiliza o atendimento na Receita Federal de Ribeirão Preto. O comparecimento sem o agendamento não garante o atendimento na…

7 anos ago
  • Habitação
  • Minha Casa Minha Vida

Ribeirão Preto ganhará 3 mil apartamentos do Minha Casa, Minha Vida

MRV construirá 3 mil apartamentos do Minha Casa Minha Vida no Bairro Recreio Internacional em Ribeirão Preto para famílias com renda…

7 anos ago
  • Empregos
  • Vagas

LACTA está contratando funcionários temporários em Ribeirão Preto

A Lacta, empresa da Mondelēz Brasil, está com mais de 6,5 mil vagas temporárias de emprego em todo o Brasil,…

7 anos ago