Categories: DETRANDocumentos

IPVA 2015 já pode ser consultado pela internet

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA 2015 ficará em média 4,2% mais barato, isso porque o valor venal dos veículos registrou uma queda, tal divulgação foi feita pela Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo, ela também divulgou qual serão as datas para pagamento do tributo no ano que vem, haverá a possibilidade de pagá-lo à vista (cota única) com desconto de três por cento (3%) ou então poderá ser realizado o parcelamento em até três vezes. As datas para pagamento estão relacionadas logo abaixo e estão ordenadas de acordo com o número final da placa do veículo.


Em Ribeirão Preto as notificações da Sefaz serão enviadas a partir de Dezembro deste ano, ela contem apenas um lembrete/notificação para que o proprietário realize o pagamento. O pagamento deverá ser realizado na rede bancária credenciada, para isso basta que no ano que vêm o proprietário informe o número do RENAVAM, que é o Registro Nacional do Veículo, as opções de pagamento oferecida pelos bancos são diversas, vão desde agências, caixas automáticos e até mesmo pela internet (Internet Banking).

A notificação para o pagamento do imposto será enviada para o endereço de correspondência cadastrado junto ao Detran SP (Departamento Estadual de Trânsito) ou Ciretran (Circunscrição de Trânsito). Caso o proprietário não receba essa notificação até janeiro de 2015, ele poderá realizar uma conta pela internet, para isso basta acessar o site www.ipva.fazenda.sp.gov.br e escolher o campo “Consultar” (primeira caixa).

Na próxima página é preciso informar o número dos seguintes documentos:

  • Renavam (Registro Nacional do Veículo) que consta no documento do automóvel;
  • CPF ou CNPJ do proprietário (consta no documento);

Após conceder essas informações, digite também os caracteres da imagem de segurança (captcha), posteriormente selecione [Consultar] para realizar a busca.

O resultado da consulta será o IPVA, multas de trânsito (Cetesb e Renainf), Taxa de Licenciamento e o DPVAT (Seguro obrigatório).

Datas de pagamento

O calendário com as datas para pagamento do IPVA 2015 já foi divulgado, confira-o logo abaixo:

A data de pagamento varia conforme o último número da placa do veículo. O contribuinte três opções de pagamento, a primeira é pagar à vista com desconto de 3%, a segunda é pagar à vista porém sem desconto (fora do prazo) e a terceira opção é realizar o parcelamento do tributo em até três vezes (sem desconto). É importante que o proprietário do veículo realize o pagamento respeitando as datas de vencimento, isso porque em caso de atraso a Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo poderá cobrar juros e encargos financeiros por atraso, além disso o veículo que estiver inadimplênte com o IPVA ficará impedido de realizar o Licenciamento Anual do Veículo.

Redação

Recent Posts

  • IPTU
  • Segunda Via

Emissão da segunda via do IPTU Ribeirão Preto – 2ª via

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um tributo cobrado anualmente pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto a todos…

6 anos ago
  • Documentos
  • Utilidade Pública

Resultado de Perícia do INSS pode ser consultado pela internet

Em Ribeirão Preto o segurado do INSS pode demorar até 30 dias para receber a carta com a decisão de…

7 anos ago
  • Documentos

Negociação de dívidas com a Receita Federal em Ribeirão Preto

Se tem uma coisa que não falta no Brasil é o pagamento de impostos, o brasileiro precisa pagar imposto para…

7 anos ago
  • DETRAN
  • Documentos

Entrega do Licenciamento pode ser rastreada pela internet

O prazo médio de entrega do CRLV do licenciamento é de 7 dias úteis, mas nos meses de Janeiro a…

7 anos ago
  • Utilidade Pública

Agendamento de atendimento na Receita Federal de Ribeirão Preto

Agendamento agiliza o atendimento na Receita Federal de Ribeirão Preto. O comparecimento sem o agendamento não garante o atendimento na…

7 anos ago
  • Habitação
  • Minha Casa Minha Vida

Ribeirão Preto ganhará 3 mil apartamentos do Minha Casa, Minha Vida

MRV construirá 3 mil apartamentos do Minha Casa Minha Vida no Bairro Recreio Internacional em Ribeirão Preto para famílias com renda…

7 anos ago