Pular para o conteúdo principal

Ribeirão Preto assina termo para construção de 600 moradias

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera e representantes de entidades assinaram nesta quarta-feira (27) um termo de cooperação para viabilizar a construção de  seiscentos apartamentos em uma área de 38 mil metros quadrados na região do Jardim Heitor Rigon, tal acordo foi assinado entre a prefeitura, a Federação Nacional das Entidades Habitacionais dos Empregados dos Correios, Telégrafos e Similares (Fenahtect) e o Movimento Livre Nova Ribeirão. Pelo termo está prevista a construção de 600 apartamentos divididos em dois conjuntos habitacionais com trezentas moradias cada. Este é o primeiro contrato da modalidade Minha Casa, Minha Vida Entidades, do Governo Federal, para famílias cuja renda é inferior a mil e seiscentos reais.
Prefeita Dárcy Vera e representantes de entidades assinam 1º termo do MCMV Entidades (Foto: JF Pimenta /Divulgação Secom)


Através do Minha Casa, Minha Vida Entidades o governo busca estimular que as entidades sem fins lucrativos viabilizem juntas a construção de moradias para famílias de baixa renda. Considera-se como baixa renda as famílias que tem rendimentos mensais de até mil e seiscentos reais (renda familiar bruta). Como forma de viabilizar o pagamento, as casas ou apartamentos direcionadas para este público contam com subsídio que pode chegar a até 96% do valor do imóvel, isso porque cada família beneficiária deve desembolsar apenas cinco por cento da renda durante dez anos, para o pagamento das prestações.

“Este é o primeiro de muitos outros contratos na modalidade Minha Casa Minha Vida Entidades, do Governo Federal, para famílias com renda até R$ 1,6 mil”, destacou a prefeita Dárcy Vera ao assinar o contrato durante encontro com representantes das entidades envolvidas.

O papel da Prefeitura de Ribeirão Preto nesse programa se faz através do contexto administrativo, ou seja, agilizar a tramitação do projeto, conforme compromisso assumido com o Ministério das Cidades. Dessa forma o município dará apoio as entidades envolvidas no projeto, bem como poderá propor medidas administrativas que sejam necessárias, este será a principal atividade do poder público municipal.

Seleção dos Beneficiários
As entidades é que ficarão responsáveis pela seleção dos beneficiários para a aquisição de um apartamento com base nos critérios definidos pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) do Governo Federal. O financiamento dos imóveis será realizado por um dos bancos participantes (Caixa ou BB) e terá duração de 120 vezes, sendo que o valor da prestação para famílias de baixa renda não poderá ser superior a 5% da renda familiar bruta. Além da moradia quem for selecionado para adquirir um apartamento poderá solicitar o cartão Minha Casa Melhor que dá o direito de adquirir até cinco mil reais em móveis e eletrodomésticos e pagar tudo em até 48 vezes, com uma das menores taxas de juros do mercado.

Não foi informado qual o prazo de início e conclusão das obras.

Postagens mais visitadas deste blog

Agendamento de Poupatempo Ribeirão Preto

O Poupatempo da cidade de Ribeirão Preto foi criado para proporcionar facilidade e agilidade nos serviços públicos, em um único local a população tem acesso a vários órgãos e departamentos do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e do município. É possível emitir documentos, tirar segunda via com rapidez, emitir carteira de trabalho, acessar serviços do Detran, CDHU, prefeitura de Ribeirão Preto, entre vários outros órgãos, no total estão disponíveis mais de 400 serviços, a iniciativa foi do governo do estado que implantou as unidades do Poupatempo na capital e em vários municípios do interior e litoral, hoje o serviço foi implantado em outros estados se baseando no sucesso apresentando em SP.

Consulta processos Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto

Se você tem algum processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto saiba que está disponível pela internet a consulta de andamentos processuais de forma gratuita a população. A consulta pode ser realizada de diversas maneiras: apenas pelo nome de uma das partes envolvidas no processo, número do processo, número da carta precatória ou ainda pelo número da OAB do advogado responsável pelo processo. Pelo site qualquer cidadão pode consultar os andamentos de processos civis, criminais, bem como da Vara de Execuções Criminais, denominada VEC. Essas informações ajudam o cidadão a se manter informado sobre o processo em tramitação no tribunal de justiça de todas as comarcas do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

15ª Ciretran de Ribeirão Preto (DETRAN) - Telefone e Endereço

A cidade de Ribeirão Preto possui a 15º Ciretran do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), órgãos responsável por fiscalizar os condutores de veículo, bem como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicar multas em condutores e veículos, tal como a sua documentação (emplacamento, vistoria, lacração, etc). Se você precisar entrar em contato com o Detran de Ribeirão Preto abaixo você irá conferir o telefone e endereço. Também iremos indicar alguns procedimentos que pode ser feitos através da internet, pelo Portal do Detran.