Categories: Benefícios SociaisUtilidade Pública

Como solicitar o Cartão do Cidadão

O Cartão do Cidadão é um documento muito importante para o trabalhador brasileiro pois ele facilita o acesso aos programas sociais do governo e também os benefícios trabalhistas como FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), PIS/PASEP, seguro-desemprego, dentre outros. Se você ainda não possui o cartão, na matéria de hoje você confere como fazer a solicitação através do telefone, já que o governo não disponibiliza solicitações pela internet. Atualmente o Cartão do Cidadão é emitido apenas pela Caixa Econômica Federal.

O interessado deverá ligar para o telefone 0800-726-0101 ou então ir até uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF). O plástico é entregue em até 15 (quinze) dias úteis após a solicitação. Para sua segurança ele vem bloqueado, sendo necessário realizar o desbloqueio e cadastrar uma senha em uma agência do banco ou Casa Lotérica.

Documentos Necessários

Ao entrar em contato com o 0800-721-0101 para pedir o cartão é necessário estar munido dos seguintes documentos:

  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Endereço completo com o CEP (Código de Endereçamento Postal);
  • Pelo menos um número de telefone para contato;
  • RG ou outro documento de identificação oficial;
  • Pelo menos um dos documentos a seguir: PIS, PASEP, NIT ou NIT

Quem pode solicitar o Cartão do Cidadão

O Cartão pode ser solicitado por qualquer cidadão brasileiro ou naturalizado, desde que ele não possua outro cartão equivalente como Bolsa Família ou outro plástico de programa social do Governo Federal, pois ambos têm a mesma finalidade. Quem já tem o Cartão do Bolsa Família pode utilizá-lo para os mesmos serviços do Cartão do Cidadão, não sendo necessário manter os dois plásticos.

Como cadastrar uma senha

Após receber o cartão é necessário comparecer a uma agência da Caixa para cadastrar uma senha. Se você preferir poderá cadastrá-la em uma Casa Lotérica, no entanto é necessário entrar em contato com o 0800-721-0101 para autorizar e posteriormente assinar uma declaração e entregar na Casa Lotérica. Caso você esqueça sua senha, deverá comparecer a uma agência para cadastrar uma nova.

Importante: ao solicitar o cartão pode ser necessário ter alguém no endereço para assinar o recebimento, caso não seja possível, você pode também solicitar que o cartão seja entregue em uma agência da Caixa Econômica Federal mais próxima da sua residência.

O serviço facilita bastante a vida do trabalhador, pois com ele é possível realizar transações pela internet (consulta do FGTS e benefícios sociais), caixas eletrônicos e também realizar saques nas Casas Lotéricas.

Redação

Recent Posts

  • IPTU
  • Segunda Via

Emissão da segunda via do IPTU Ribeirão Preto – 2ª via

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um tributo cobrado anualmente pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto a todos…

6 anos ago
  • Documentos
  • Utilidade Pública

Resultado de Perícia do INSS pode ser consultado pela internet

Em Ribeirão Preto o segurado do INSS pode demorar até 30 dias para receber a carta com a decisão de…

7 anos ago
  • Documentos

Negociação de dívidas com a Receita Federal em Ribeirão Preto

Se tem uma coisa que não falta no Brasil é o pagamento de impostos, o brasileiro precisa pagar imposto para…

7 anos ago
  • DETRAN
  • Documentos

Entrega do Licenciamento pode ser rastreada pela internet

O prazo médio de entrega do CRLV do licenciamento é de 7 dias úteis, mas nos meses de Janeiro a…

7 anos ago
  • Utilidade Pública

Agendamento de atendimento na Receita Federal de Ribeirão Preto

Agendamento agiliza o atendimento na Receita Federal de Ribeirão Preto. O comparecimento sem o agendamento não garante o atendimento na…

7 anos ago
  • Habitação
  • Minha Casa Minha Vida

Ribeirão Preto ganhará 3 mil apartamentos do Minha Casa, Minha Vida

MRV construirá 3 mil apartamentos do Minha Casa Minha Vida no Bairro Recreio Internacional em Ribeirão Preto para famílias com renda…

7 anos ago