Categories: DocumentosUtilidade Pública

Como emitir a Certidão de Quitação Eleitoral pela internet

O Título de Eleitor é um documento lembrado apenas quando se precisa dele para algum documento, como por exemplo a conquista de um novo emprego ou emissão do passaporte. No entanto, além deste documento muitas vezes podem ser solicitados comprovantes de que a pessoa votou ou justificou na última eleição, entretanto poucas pessoas têm o hábito de guardar aquele “papelzinho” entregue no dia da votação. Entretanto existe um documento que é capaz de substituí-lo, esse documento se chama Certidão de Quitação Eleitoral, ele pode ser emitido gratuitamente pela internet, basta que o interessado responda um pequeno questionário com seus dados. Essa certidão é válida inclusive para quem está tirando o passaporte, veja abaixo como é fácil consegui-la.


A Certidão de Quitação Eleitoral só será emitida caso todos os dados estejam corretos junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Tal documento foi instruído pela lei 9.504 de 1997 e visa certificar que determinado eleitor está quite com a justiça eleitoral do Brasil.

Como emitir pela internet

Para gerar uma Certidão de Quitação Eleitoral é preciso acessar o aplicativo do TSE:

Leia as instruções iniciais, posteriormente selecione o campo “Li os termos e desejos emitir ou validar a Certidão de Quitação Eleitoral”, depois selecione “Emissão de Certidão”. Para que o documento seja gerado você só precisa preencher o formulário do site com os seguintes dados:

  • Número do Título de Eleitor;
  • Nome completo do eleitor;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Nome do pai;

Após preencher o formulário com todas essas informações e digitar os caracteres de segurança selecione “emitir certidão”. Caso todos os dados acima estejam corretos e o seu Título de Eleitor esteja em situação regular será gerado a Certidão de Quitação Eleitoral, no qual você poderá imprimi-la. A certidão serve como comprovante de votação pois ela mostra que o eleitor está quite com a justiça eleitoral.

Caso você não saiba o número do seu título de eleitor, consulta aqui o número do documento através da pesquisa por nome.

Caso você não consiga gerar a Certidão pela internet (seja por erro ou dados incorretos) ou esteja com o título em situação irregular, deverá comparecer ao Cartório Eleitoral de Ribeirão Preto que fica na Rua Cerqueira César nº 333 no Centro de Ribeirão Preto. Os Cartórios Eleitorais atendem de segunda a sexta-feira das 12h às 18h, exceto feriado.

Redação

Recent Posts

  • IPTU
  • Segunda Via

Emissão da segunda via do IPTU Ribeirão Preto – 2ª via

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um tributo cobrado anualmente pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto a todos…

6 anos ago
  • Documentos
  • Utilidade Pública

Resultado de Perícia do INSS pode ser consultado pela internet

Em Ribeirão Preto o segurado do INSS pode demorar até 30 dias para receber a carta com a decisão de…

7 anos ago
  • Documentos

Negociação de dívidas com a Receita Federal em Ribeirão Preto

Se tem uma coisa que não falta no Brasil é o pagamento de impostos, o brasileiro precisa pagar imposto para…

7 anos ago
  • DETRAN
  • Documentos

Entrega do Licenciamento pode ser rastreada pela internet

O prazo médio de entrega do CRLV do licenciamento é de 7 dias úteis, mas nos meses de Janeiro a…

7 anos ago
  • Utilidade Pública

Agendamento de atendimento na Receita Federal de Ribeirão Preto

Agendamento agiliza o atendimento na Receita Federal de Ribeirão Preto. O comparecimento sem o agendamento não garante o atendimento na…

7 anos ago
  • Habitação
  • Minha Casa Minha Vida

Ribeirão Preto ganhará 3 mil apartamentos do Minha Casa, Minha Vida

MRV construirá 3 mil apartamentos do Minha Casa Minha Vida no Bairro Recreio Internacional em Ribeirão Preto para famílias com renda…

7 anos ago