Categories: DocumentosUtilidade Pública

Como consultar situação do CPF na Receita Federal Online

Descubra como consultar e regularizar a situação do Cadastro de Pessoa Física pela internet, procedimento pode ser realizado inclusive por meio da internet.

No dia a dia costumamos utilizar muitos documentos, tais como, RG, Título de Eleitor, Reservista, etc, mas nenhum é tão importante quanto o CPF, ele é o Cadastro de Pessoa Física da Receita Federal, sendo utilizado em praticamente todos os cadastros do dia a dia, sem ele não é possível obter nenhum serviço ou produto financeiro.


Mais importante do que ter o documento é certificar-se que ele está em situação regular junto à Receita Federal do Brasil (RFB), isso porque se ele estiver irregular, suspenso ou cancelado não será possível utilizá-lo para nada.

Consulta pode ser feita online

Os contribuintes podem checar a sua situação online através do site www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp basta digitar os onze números do CPF (somente números, sem pontos e traço) e a data de nascimento. A partir daí será gerada uma declaração informando se o documento está regularizado ou não.

Para que o CPF seja considerado válido ele precisa estar em situação REGULAR. Se o status apresentado for irregular, suspenso ou cancelado deve-se regulariza-lo o quanto antes.

Em muitos casos é possível enviar o pedido de regularização pela própria internet, basta seguir as instruções da própria página com o status da irregularidade. Diferentemente da regularização presencial nos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal o procedimento é realizado gratuitamente.

A irregularidade no CPF pode acarretar inclusive no fechamento de contas bancárias e cancelamentos de serviços e produtos financeiros. Por essa razão é preciso dar importância a sua situação perante o leão.

A maioria das irregularidades é causada por conta de falhas ou não declarações do Imposto de Renda (IR) quando se está obrigado a declarar. Além disso a situação pode ser apresentada também em caso de suspeita de fraude, morte do contribuinte ou ainda por pedido judicial.

Note que ter o CPF irregular na Receita Federal nada tem haver com ter o nome sujo!

Redação

Recent Posts

  • IPTU
  • Segunda Via

Emissão da segunda via do IPTU Ribeirão Preto – 2ª via

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um tributo cobrado anualmente pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto a todos…

6 anos ago
  • Documentos
  • Utilidade Pública

Resultado de Perícia do INSS pode ser consultado pela internet

Em Ribeirão Preto o segurado do INSS pode demorar até 30 dias para receber a carta com a decisão de…

7 anos ago
  • Documentos

Negociação de dívidas com a Receita Federal em Ribeirão Preto

Se tem uma coisa que não falta no Brasil é o pagamento de impostos, o brasileiro precisa pagar imposto para…

7 anos ago
  • DETRAN
  • Documentos

Entrega do Licenciamento pode ser rastreada pela internet

O prazo médio de entrega do CRLV do licenciamento é de 7 dias úteis, mas nos meses de Janeiro a…

7 anos ago
  • Utilidade Pública

Agendamento de atendimento na Receita Federal de Ribeirão Preto

Agendamento agiliza o atendimento na Receita Federal de Ribeirão Preto. O comparecimento sem o agendamento não garante o atendimento na…

7 anos ago
  • Habitação
  • Minha Casa Minha Vida

Ribeirão Preto ganhará 3 mil apartamentos do Minha Casa, Minha Vida

MRV construirá 3 mil apartamentos do Minha Casa Minha Vida no Bairro Recreio Internacional em Ribeirão Preto para famílias com renda…

7 anos ago