Categories: DocumentosUtilidade Pública

Como fazer a regularização do Título de Eleitor em Ribeirão Preto

O eleitor que deixou de votar ou justificar nas últimas três eleições corre um sério risco de ter o Título de Eleitor cancelado pelo Cartório Eleitoral de Ribeirão Preto, neste artigo vamos falar sobre o procedimento para solicitar a regularização do documento, pois sem o Título Eleitoral o consumidor fica impedido de emitir diversos outros documentos, além de não poder realizar matrículas em universidades, obter registro de emprego e assumir ou receber salário de cargo público.


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza em seu sítio na internet uma ferramenta que permite a consulta da situação atual do documento, tal ferramenta é gratuita e pode ser consultada por meio do número do título de eleitor ou do nome completo (pesquisa simplificada). Para consultar o status de seu documento acesse o site www.tse.jus.br, posteriormente selecione a opção “Situação Eleitoral”.

A partir daí o usuário será direcionado a uma página onde poderá escolher realizar a pesquisa através do número do Título de Eleitor ou do nome completo. A pesquisa pelo número do documento é mais precisa, mas se você não souber o número do documento pode realizar a busca utilizando a ferramenta disponível no próprio site.

REGULARIZAÇÃO DE TÍTULO DE ELEITOR EM RIBEIRÃO PRETO

O procedimento para regularização consiste no comparecimento do eleitor ao Cartório Eleitoral de Ribeirão Preto SP, a partir daí será realizado uma busca no documento do cidadão para descobrir qual o motivo que o levou a ficar em débito com a Justiça Eleitoral, o motivo mais comum é não ter votado ou justificado nos últimos turnos das eleições, neste caso será fornecido uma Guia para o recolhimento da multa.

A guia de recolhimento da multa (s) deve ser paga em qualquer banco ou Casa Lotérica, após efetuar o pagamento retorna-se ao Cartório Eleitoral de Ribeirão Preto para que seja dando continuidade a regularização do documento.

O Cartório Eleitoral do município fica na Rua Cerqueira César nº 333 no Centro de Ribeirão Preto, tal atendimento é feito em dias úteis, de segunda a sexta-feira das 12h às 18h, confira a localização no mapa abaixo:

Então para regularizar o documento o eleitor é forçado a comparecer duas vezes ao Cartório Eleitoral, pois infelizmente não é permitido o pagamento da taxa no próprio local. Não existe um prazo específico para que o eleitor retorne ao cartório para dar continuidade na regularização.

Redação

Recent Posts

  • IPTU
  • Segunda Via

Emissão da segunda via do IPTU Ribeirão Preto – 2ª via

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um tributo cobrado anualmente pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto a todos…

6 anos ago
  • Documentos
  • Utilidade Pública

Resultado de Perícia do INSS pode ser consultado pela internet

Em Ribeirão Preto o segurado do INSS pode demorar até 30 dias para receber a carta com a decisão de…

7 anos ago
  • Documentos

Negociação de dívidas com a Receita Federal em Ribeirão Preto

Se tem uma coisa que não falta no Brasil é o pagamento de impostos, o brasileiro precisa pagar imposto para…

7 anos ago
  • DETRAN
  • Documentos

Entrega do Licenciamento pode ser rastreada pela internet

O prazo médio de entrega do CRLV do licenciamento é de 7 dias úteis, mas nos meses de Janeiro a…

7 anos ago
  • Utilidade Pública

Agendamento de atendimento na Receita Federal de Ribeirão Preto

Agendamento agiliza o atendimento na Receita Federal de Ribeirão Preto. O comparecimento sem o agendamento não garante o atendimento na…

7 anos ago
  • Habitação
  • Minha Casa Minha Vida

Ribeirão Preto ganhará 3 mil apartamentos do Minha Casa, Minha Vida

MRV construirá 3 mil apartamentos do Minha Casa Minha Vida no Bairro Recreio Internacional em Ribeirão Preto para famílias com renda…

7 anos ago