Pular para o conteúdo principal

Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto - São Sebastião

A Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto tem como padroeiro São Sebastião teve iniciou depois que a primeira igreja católica de Ribeirão Preto “Velha Matriz” começou a ruir. Em 1892 é formada uma comissão interessada em construir uma nova igreja na cidade, sua pedra fundamental foi lançada em 1904, a grande benção e o término da construção só aconteceu em 1920. A Catedral hoje representa muito mais que um templo religioso católico, ela é um monumento artístico de grande importância para a história do município, por isso deve ser sempre preservado mantendo suas características originais para que a população possa conhecer a história que se iniciou no século XIX. A Catedral São Sebastião fica bem no centro de Ribeirão Preto, sendo rodeada por jardins, numa vista ao seu interior é possível deslumbrar o seu altar dedicado ao São Sebastião, o seu santo padroeiro.


Ela possui estilo românico e linhas góticas, com detalhadas pinturas e vidraças coloridas no seu interior.

Ela possui dois altares principais e seis laterais, sendo dedicados aos santos de devoção. Ao lado esquerdo da entrada frontal do templo está o Altar Especial de Cristo crucificado prosseguido pelo Menino Jesus de Praga, com Santa Terezinha e Santa Rita de Cassia. O segundo altar é dedicado a São José, com Santo Expedito e Santa Luzia. O terceiro altar dedica-se a Nossa Senhora do Rosário, São Domingos e Santa Catarina de Sena. Já do lado direito da entrada frontal encontram-se Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio, São Geraldo, São Francisco de Assis, Nossa Senhora das Dores, São João Batista, Santa Ana, Sagrado Coração de Jesus, Santa Margarida, Maria e Santa Edwiges.

O cenário arquitetônico é impressionante, são muitos detalhes para apreciar.

Onde Fica

A Catedral fica na Praça das Bandeiras, região central de Ribeirão Preto
Site: www.catedralrp.org
Telefone: (16) 3625-0007
Exibir mapa ampliado

Postagens mais visitadas deste blog

Agendamento de Poupatempo Ribeirão Preto

O Poupatempo da cidade de Ribeirão Preto foi criado para proporcionar facilidade e agilidade nos serviços públicos, em um único local a população tem acesso a vários órgãos e departamentos do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e do município. É possível emitir documentos, tirar segunda via com rapidez, emitir carteira de trabalho, acessar serviços do Detran, CDHU, prefeitura de Ribeirão Preto, entre vários outros órgãos, no total estão disponíveis mais de 400 serviços, a iniciativa foi do governo do estado que implantou as unidades do Poupatempo na capital e em vários municípios do interior e litoral, hoje o serviço foi implantado em outros estados se baseando no sucesso apresentando em SP.

Consulta processos Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto

Se você tem algum processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em Ribeirão Preto saiba que está disponível pela internet a consulta de andamentos processuais de forma gratuita a população. A consulta pode ser realizada de diversas maneiras: apenas pelo nome de uma das partes envolvidas no processo, número do processo, número da carta precatória ou ainda pelo número da OAB do advogado responsável pelo processo. Pelo site qualquer cidadão pode consultar os andamentos de processos civis, criminais, bem como da Vara de Execuções Criminais, denominada VEC. Essas informações ajudam o cidadão a se manter informado sobre o processo em tramitação no tribunal de justiça de todas as comarcas do estado de São Paulo (capital, interior e litoral).

15ª Ciretran de Ribeirão Preto (DETRAN) - Telefone e Endereço

A cidade de Ribeirão Preto possui a 15º Ciretran do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), órgãos responsável por fiscalizar os condutores de veículo, bem como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicar multas em condutores e veículos, tal como a sua documentação (emplacamento, vistoria, lacração, etc). Se você precisar entrar em contato com o Detran de Ribeirão Preto abaixo você irá conferir o telefone e endereço. Também iremos indicar alguns procedimentos que pode ser feitos através da internet, pelo Portal do Detran.